segunda-feira, julho 14, 2025
InícioSAÚDEMais de 240 cavalos morrem após consumirem ração contaminada em 4 estados...

Mais de 240 cavalos morrem após consumirem ração contaminada em 4 estados brasileiros

Ministério da Agricultura suspendeu a produção da empresa e recorre na Justiça

Foto: agenciabrasil

Pelo menos 245 cavalos morreram após consumirem rações contaminadas da empresa Nutratta Nutrição Animal, em casos registrados nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Alagoas, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

As investigações apontam falhas no controle de matérias-primas utilizadas na produção das rações. De acordo com o Mapa, todos os equinos afetados consumiram rações da marca, enquanto animais que não ingeriram os produtos permaneceram saudáveis, mesmo nos mesmos ambientes.

Análises feitas pelos Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (LFDA) identificaram a presença de alcaloides pirrolizidínicos, especialmente a monocrotalina, uma substância tóxica derivada de plantas do gênero crotalaria. Essa substância é proibida por lei em qualquer quantidade em produtos destinados à alimentação animal.

- Continua após o anúncio -

O secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart, afirmou que mesmo doses mínimas podem causar lesões neurológicas e hepáticas graves. Por isso, o ministério suspendeu cautelarmente a fabricação e comercialização de rações para equídeos da empresa, posteriormente estendendo a proibição para todas as espécies.

Apesar disso, a empresa conseguiu na Justiça autorização para retomar parte da produção, exceto a destinada a equinos. O Mapa recorreu da decisão, apresentando novas evidências técnicas para manter a interdição total, com base nos riscos sanitários.

A empresa Nutratta Nutrição Animal foi autuada e responde a um processo administrativo fiscalizatório. O governo federal também acompanha o recolhimento dos lotes contaminados.

Fonte: agenciabrasil

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp