
A situação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Regional do Oeste, de Chapecó, Oeste de Santa Catarina, é preocupante, dos 35 leitos disponíveis entre adultos, infantais e pediátricos, todos estavam ocupados na manhã desta segunda-feira (10). Duas pessoas já estão aguardando leitos.
Por conta da situação preocupante o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, decretou ‘situação de emergência’ em saúde pública, decorrente da elevada taxa de ocupação dos leitos neonatais, pediátricos e adultos. A condição tem sido agravada em decorrência das síndromes respiratórias e dengue nos hospitais catarinenses.
No Estado de Santa Catarina Dos 1.183 leitos ativos em Santa Catarina, 96,96% estão ocupados conforme os dados da Secretaria do Estado da Saúde, atualizados ainda na primeira quinzena de junho. No período, existem 36 leitos disponíveis em todo o estado, sendo 20 na UTI Adulto, 13 na Neonatal e apenas 2 no Pediátricos.
A recomendação da Secretaria de Saúde é que o hospital seja procurado somente em casos graves e, caso não existam leitos disponíveis quando necessário, as pessoas que precisam devem ser realocadas para outros hospitais ou para uma unidade participar.