terça-feira, novembro 26, 2024
InícioSAÚDE“Julho Amarelo”: Chapecó tem mais de 4.500 casos de hepatites

“Julho Amarelo”: Chapecó tem mais de 4.500 casos de hepatites

O mês de julho é conhecido como “Julho Amarelo”, que marca a luta contra as hepatites virais, sendo que no dia 28 de julho comemora-se o Dia Mundial de Luta Contra Hepatites Virais.

Segundo o Ministério da Saúde, as hepatites virais B e C afetam 325 milhões de pessoas no mundo, causando 1,4 milhão de mortes por ano. Entre as doenças infecciosas é a segunda maior causa de morte. Entretanto, a hepatite é evitável, tratável e, no caso da hepatite C, curável. Mas, 80% das pessoas com hepatite precisam de serviços de prevenção, testagem e tratamento.

- Continua após o anúncio -

Neste sentido é que a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu em 2010, o Dia Mundial das Hepatites Virais, com o objetivo de construir, apoiar e efetivar ações relacionadas à luta contra as hepatites virais.

No estado de Santa Catarina, o município de Chapecó se destaca pelo número de infectados da Hepatite do tipo B, em torno de 4.370 casos, sendo a Hepatite C, em torno de 200 casos registrados em acompanhamento.


O município conta com testes em todas as suas unidades de saúde. Quando o paciente é identificado como portador, ele é encaminhado ao serviço especializado para os portadores de Hepatites Virais – Centro Especializado em Tuberculose, Hanseníase e Hepatites Virais (CETHH).

Este serviço conta com equipe multiprofissional de saúde para atender as demandas relacionadas à doença. Somente no primeiro semestre o CETHH ofereceu mais de cinco mil atendimentos, em hepatites virais.
“Desta forma, atualizando os profissionais em hepatites virais (B e C) e fomentando a testagem na rede estaremos, estamos ampliando os diagnósticos de pacientes com hepatites e seu encaminhamento ao CETHH para acompanhamento e/ou encaminhamento para vacinação”, disse a coordenadora do Centro Especializado, Diane Negri.

Capacitação profissional na rede de saúde pública

Um dos aspectos que contribuem para qualificar o atendimento de pessoas com hepatites virais são a capacitação de profissionais que atuam na saúde pública. Com esse propósito, a Secretaria de Saúde de Chapecó promoveu curso de capacitação de profissionais que trabalham com a doença. Nesta quinta-feira (14) foram realizadas palestras na Uceff, para uma segunda turma de médicos e enfermeiros da rede de saúde municipal.


A coordenação da atividade foi do CETHH, que funciona junto ao Centro de Saúde Norte, na Rua Heribelto Hulse, 84-D, no bairro Passo dos Fortes. O principal objetivo foi conscientizar a população sobre os riscos da doença, alertar quanto à prevenção, estimular as pessoas a se vacinarem contra as hepatites A (crianças) e B, além de buscarem o diagnóstico precoce.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp