OUÇA AO VIVO

InícioSAÚDEHospitais serão beneficiados com programa de melhoria dos serviços de urgência em...

Hospitais serão beneficiados com programa de melhoria dos serviços de urgência em SC


 Hospital Regional de Joinville – Foto: Robson Valverde (SES) /Reprodução Secom

Dois hospitais de Santa Catarina foram escolhidos para compor o terceiro ciclo do Projeto Lean nas Emergências, que tem como principal objetivo reduzir a superlotação dos serviços de urgência no Sistema Único de Saúde (SUS). O Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, de Joinville, e o Hospital Governador Celso Ramos, em Florianópolis, estão entre os 20 escolhidos em todo o território nacional para mais essa etapa do projeto. O anúncio ocorreu na última sexta-feira (5).

- Continua após o anúncio -

A iniciativa é uma parceria do Ministério da Saúde (MS) com o Hospital Sírio Libanês e faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS) para o triênio de 2018 a 2020. Outros 39 hospitais já passaram pelo processo de intervenção.

No Hospital Hans Dieter, a primeira fase do projeto iniciou em novembro de 2018 e já apresenta resultados consideráveis. “Conseguimos diminuir o tempo de espera do paciente da recepção até a triagem e diminuímos também o tempo de decisão médica pela internação até a transferência do leito”, afirma o diretor geral Evandro Rodrigues Godoy. De acordo com ele, o objetivo agora – com o terceiro ciclo – é otimizar ainda mais o atendimento, sem perder a qualidade.

- Continua após o anúncio -

Ferramentas

Para alcançar esses resultados, a instituição passou a implementar ferramentas do Lean, como o 5S, diagrama de espaguete, diagrama de Ishikawa e daily huddle. O 5S é uma das ferramenta da Metodologia Lean que ajuda a criar a cultura da disciplina, identificar problemas e gerar oportunidades para melhorias.

Daily Huddle é o termo para definir reuniões de curta duração com equipe multidisciplinar que avalia a gestão da rotina. Já o diagrama de espaguete consiste em uma planta de um determinado local para indicar o caminho percorrido durante a realização de algum processo. O objetivo é ter um melhor entendimento sobre o fluxo de pessoas para identificar onde há perdas de tempo/processo na estrutura.

Ao final de 2020, o Ministério da Saúde esperar chegar a 100 serviços de emergência no Brasil com o Lean, o que significa mais de 450 profissionais treinados e 180 protocolos clínicos nos serviços de emergência implementados. O Governo Federal ainda pretende implementar a metodologia Lean nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços de saúde, a acessibilidade e qualificação da atenção em cada território.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se