Homem morre com suspeita de gripe H1N1 em Joaçaba - ClicRDC | Notícias de Chapecó e do mundo

Homem morre com suspeita de gripe H1N1 em Joaçaba

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A Vigilância Epidemiológica da Regional de Saúde de Joaçaba/SC, está investigando a morte de um homem, de 70 anos, que ocorreu no último dia 20 de maio no Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST). Ele morava em Treze Tílias/SC e apresentava sintomas de gripe Influenza H1N1.

A enfermeira Cleci Lucini afirma que a Vigilância coletou material e encaminhou para análise no Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN) de Florianópolis/SC. O resultado deve chegar nos próximos dias.

Cleci orienta as pessoas para que busquem a vacina, disponíveis aos grupos prioritários nas unidades de saúde. A cobertura vacinal ainda não alcançou a meta de imunização em todo o país, o que levou o Ministério da Saúde prorrogar a campanha, que estava prevista para encerrar no dia 31 de maio.

Gripe H1N1

A gripe H1N1 consiste em uma doença causada por uma mutação do vírus da gripe. Os sintomas são bem parecidos com os da gripe comum e a transmissão também ocorre da mesma forma.

O problema da gripe H1N1 é que ela pode levar a complicações de saúde muito graves, podendo ser fatal. O vírus vive por duas a oito horas em superfícies e lavar as mãos com frequência ajuda a reduzir as chances de contaminação.  

Colaboração Portal Caco da Rosa

Comentários do Facebook