OUÇA AO VIVO

InícioSAÚDEForça Nacional do SUS será enviada a Xanxerê para ajudar no enfrentamento...

Força Nacional do SUS será enviada a Xanxerê para ajudar no enfrentamento do colapso do sistema de saúde causado pela Covid-19

Foto: Governo Federal/Reprodução

O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (25) o envio da Força Nacional do do Sistema Único de Saúde (SUS) a Xanxerê (SC) para ajudar no enfrentamento do colapso do sistema de saúde causado pela Covid-19. A Força Nacional do SUS é formada por profissionais de saúde voluntários das mais diversas áreas, que são deslocados para agir no atendimento às vítimas de desastres naturais, calamidades públicas ou situações de risco epidemiológico.

Segundo informações preliminares do Ministério da Saúde, o auxílio deve chegar a Xanxerê a qualquer momento. Ainda nesta quinta-feira (25), o município decretou estado de calamidade pública e solicitou ajuda nacional.

Além disso, o Ministério da Saúde afirmou que enviará também dez respiradores para atender pacientes com a doença. A informação foi dada pelo Ministério da Saúde ao senador catarinense Jorginho Mello, que conversou com o presidente Bolsonaro (sem partido) sobre o assunto na manhã desta quinta-feira (24).

- Continua após o anúncio -

O trabalho da Força Nacional do SUS

Segundo informações do Governo Federal, a equipe se desloca para a chamada “missão exploratória”, quando profissionais vão até a cidade para fazer um diagnóstico da rede de saúde e verificar a necessidade de apoio em relação a equipamentos, insumos e profissionais de saúde. Esta etapa pode ser descartada em situações onde a resposta precise ser imediata.

As equipes da Força Nacional do SUS realizam orientações técnicas, ações de busca ativa e monitoramento de pacientes, atendimentos, liberação de medicamentos e apoio na reconstrução da rede de atenção à saúde local, dependendo do nível de resposta que a situação exija.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

146,000SeguidoresCurtir
103,500SeguidoresSeguir
55,600SeguidoresSeguir
12,800InscritosInscreva-se