Com temperaturas mais baixas, as pessoas costumam reduzir a hidratação, exercícios físicos, alimentos frios e se expõem menos ao sol. Além disso, a tendência de consumir mais carboidratos, aumenta, por isso, é importante tentar ajustar a alimentação mesmo nessa época do ano e manter uma rotina saudável dentro do possível.
A médica endocrinologista e metabologista de Chapecó, Marielle Lang Makiyama, explica que essas são dificuldades que aparecem com frequência nesse período e deixa algumas dicas, entre elas, uma que o sulista raiz consegue seguir sem muito esforço, que é tomar chimarrão se expondo ao sol. Assim, terá vitamina D, um mate quentinho e, para quem gosta da combinação, da para acrescentar uma fruta, que, geralmente é a bergamota.
O horário próximo ao meio-dia não é recomendado pelo risco de câncer de pele, que é muito comum em nossa região, porém, mesmo nos horários com menos radiação, ela reforça que é indispensável o uso do protetor solar.
Não da para ser saudável no verão e descuidado no inverno, então a dica é manter a rotina independente de sol, chuva, calor ou frio, reduzir a carga de carboidratos, acrescentar proteínas, fibras e sustentar atividades físicas regulares.
“Fazer atividade física não é o melhor momento do dia para muita gente e ainda num frio de renguear cusco, judia mesmo, né? Mas existem várias estratégias para facilitar a vida de quem tem rotina corrida, basta querer adotá-las”. Diz Marielle.
A marmita salva, e, pode ser preparada durante o fim de semana. Não da para esquecer de beber bastante água, tomar bebidas quentes, sopas com legumes que irão manter-lhe quentinho e saudável.