terça-feira, janeiro 7, 2025
InícioSAÚDEDetalhes sobre o primeiro caso de coronavírus em Chapecó são divulgados

Detalhes sobre o primeiro caso de coronavírus em Chapecó são divulgados

A paciente que testou positivo para coronavírus em Chapecó é uma mulher, de 33 anos, que esteve em viagem para a Espanha com o marido, no início do mês de março.  Ela teve o resultado positivo para Covid-19, exame confirmado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). Os dois estão em isolamento domiciliar. As informações foram repassadas pela Administração Municipal, na noite desta sexta-feira (20).

 A Administração Municipal,  informou que o casal retornou ao Brasil e no dia 14 de março, quando os dois procuraram atendimento médico, a mulher apresentou sintomas compatíveis ao coronavírus. Já o marido não apresentou os sintomas. Desde, então estão em

A confirmação do caso  foi divulgado, primeiramente, pelo governador de Santa Catarina Carlos Moisés em coletiva de imprensa.

- Continua após o anúncio -

Dados em Chapecó

Segundo o último boletim da Administração Municipal, divulgado na manhã desta sexta-feira, há 14 casos suspeitos e seis haviam sido descartados.


O QUE É O NOVO CORONAVÍRUS – COVID-19?

É um novo vírus que tem causado doença respiratória pelo agente Coronavírus, com registro dos primeiros casos na China e disseminação em diversos países. Geralmente, infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum.

TRANSMISSÃO

As investigações sobre transmissão do novo Coronavírus ainda estão em andamento, mas sabe-se que a disseminação ocorre. A transmissão costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:
• gotículas de saliva;
• espirro;
• tosse;
• catarro;
• contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
• contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

SINTOMAS

Os sintomas são semelhantes a um resfriado: febre, dor de garganta, tosse e dificuldade para respirar. Casos mais graves podem evoluir para infecções do trato respiratório inferior, como as pneumonias.

Os casos suspeitos e que precisam ser investigados são: pacientes com febre, mais um sintoma respiratório e que tenham viajado nos últimos 14 dias, antes do início da manifestação dos sintomas, para área com transmissão local, de acordo com a OMS – Organização Mundial da Saúde – Alemanha, Austrália, Camboja, China, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Filipinas, França, Irã, Itália, Japão, Malásia, Singapura, Tailândia, Vietnã. Incluem-se também pessoas que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados para o novo Coronavírus.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO E CONTROLE

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo Coronavírus. Entre as medidas estão:
• Lavar as mãos frequentemente com água e sabão e usar álcool em gel sempre que possível;
• Manter ambientes arejados;
• Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
• Evitar contato próximo com pessoas doentes;
• Ficar em casa quando estiver doente;
• Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
• Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
A Pasta recomenda que, caso você tenha viajado para um local com risco de transmissão e/ou tenha tido contato com alguém que viajou e apresente algum sintoma respiratório, deve procurar um serviço de saúde.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp