Coronavírus: Ocupação dos leitos de UTI no HRO está em 90%

O HRO possui 31 leitos ativos, segundo informações da Administração;

IMAGEM ILUSTRATIVA – Foto: Ricardo Wolffenbuttel / Secom

Na manhã desta segunda-feira (27), de acordo com informações repassadas pela assessoria do Hospital Regional do Oeste (HRO), dos 31 leitos de UTI ativos no hospital, 28 estavam ocupados, o que corresponde a 90,32% de ocupação. As informações são referentes aos dados de internação contabilizados até às 10h35 desta manhã, no HRO.

Durante coletiva ainda nesta manhã, após uma recomendação do Ministério Público Federal (MPF), a Administração Municipal revelou o número real de leitos de UTI que estão ativos em Chapecó, entre a rede pública e privada. Segundo o município, há 31 leitos de UTI instalados no Hospital Regional e 10 na Unimed, que totalizam 41 leitos disponíveis aos pacientes de Coronavírus. Há outros 20 que estão disponíveis, mas ainda não foram habilitados.

“O Hospital Regional possui ativado, já funcionando, 31 leitos de UTI e tem uma capacidade de ativar outros 10, desde que aqueles primeiros 31 estejam ocupados. Chamamos isso de leitos ativos imediatamente. Do outro lado, a Unimed tem 10 leitos ativos e outros 10 possíveis de ser ativados imediatamente, desde que os primeiros 10 sejam ocupados. Essa soma de leitos dá 61, 20 na Unimed e 41 no HRO. Essa é a capacidade instalada que Chapecó levou em consideração até hoje“, disse o prefeito de Chapecó na live.

A ocupação geral dos leitos de UTI no município, ao contabilizar os 41 leitos da rede pública e privada – 31 do HRO e 10 da Unimed – é de 68,29%.

Leitos de enfermaria

Segundo o boletim, Chapecó possui 35 pessoas internadas em leitos de enfermaria. De acordo com a assessoria do HRO, 20 pacientes estão internados no hospital, que conta com 59 leitos. A ocupação dos leitos de enfermaria no HRO está em 33,89% .

A Administração Municipal informo que o município conta com 83 leitos de enfermaria, além dos 59 da rede pública, a rede privada ampliou para 24 o número de leitos – na última semana eram 10.

Se considerar o número total de leitos de enfermaria (83), entre rede pública e privada disponíveis no município, a ocupação é de 42,16 %.