quinta-feira, setembro 18, 2025
InícioSAÚDEColapso em Hospital de SC: Trabalhadores da Saúde precisaram ventilar pacientes da...

Colapso em Hospital de SC: Trabalhadores da Saúde precisaram ventilar pacientes da UTI manualmente

Conforme relato, servidores que estavam de folga se dirigiram ao hospital para revezar com os colegas que estão esgotados na situação

Foto: Secretaria do Estado da Saúde

O Hospital Regional Dr. Homero de Miranda Gomes, em São José, na Grande Florianópolis, em Santa Catarina, teve um colapso no sistema elétrico na tarde desta sexta-feira (12). Segundo o Sindicato dos Trabalhadores na Saúde de SC (Sindsaúde), a situação durou mais de uma hora e meia. Em nota, o governo de Santa Catarina informou que a energia do Hospital Regional de São José já foi restabelecida. 

Conforme Sindsaúde, os trabalhadores da Saúde ventilaram pacientes da UTI manualmente, prática que envolve grande esforço físico. Alguns respiradores e aparelhos que funcionam a bateria demonstraram sinais de queda brusca no nível de energia. 

A Sindsaúde ainda informou, que servidores que estavam de folga se dirigiram ao hospital para revezar com os colegas que estão esgotados na situação. 

- Continua após o anúncio -

O governo do Estado informou por nota, que os planos de contingência foram acionados, de modo a não prejudicar o atendimento aos pacientes da unidade, que se encontram em situação estável

Veja a nota do governo de Santa Catarina

NOTA SOBRE O HOSPITAL REGIONAL 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que, após uma queda de luz na tarde desta sexta-feira, 12, a energia do Hospital Regional de São José já foi restabelecida. Por conta de uma pane elétrica, o gerador não conseguiu ser acionado. Os planos de contingência foram acionados, de modo a não prejudicar o atendimento aos pacientes da unidade, que se encontram em situação estável.

A situação no hospital está normalizada, neste momento, e a equipe do hospital já está providenciando os reparos necessários.

Veja a nota do Sindicato dos Trabalhadores na Saúde de SC (Sindsaúde)

Hospital Regional de São José sufocado mais uma vez sem energia elétrica

O Hospital Regional de São José se encontrou mais uma vez sem energia elétrica na tarde desta sexta-feira(12). A situação durou mais de uma hora e meia e causou um verdadeiro caos na unidade. Trabalhadores da Saúde ventilaram pacientes da UTI manualmente, prática que envolve grande esforço físico, e alguns respiradores e aparelhos que funcionam a bateria demonstraram sinais de queda brusca no nível de energia. Não é a primeira vez que a unidade passa pelo problema, tendo passado por um sufoco semelhante há cerca de dois anos.

A situação foi crítica e para além de ser resolvida imediatamente, deve ser avaliada para que não ocorra mais. Em meio a pandemia, o problema estrutural é reflexo do sucateamento e da falta de investimento no serviço público. Quem está pagando a conta são os trabalhadores e pacientes que correm risco de vida pela negligência do estado.

Servidores que estavam em folga se dirigiram ao hospital para revezar com os colegas que estão esgotados na situação. As trabalhadoras e os trabalhadores do Hospital Regional de São José lutam agora pela vida daqueles que já necessitam de um cuidado especial, mesmo com o cansaço do dia a dia, que mais do que nunca está evidente.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp