Preservar a saúde é essencial para se ter qualidade de vida. Uma das formas efetivas de prevenção de doenças, especialmente no inverno, é manter o calendário de vacinação em dia.
Neste sentido, o gerente de Vigilância em Saúde, Rodrigo Momoli destaca que em Chapecó a imunização acontece nas 26 unidades de saúde. Devido ao inverno, a vacina contra a influenza está tendo maior procura. Ele alerta que a população, com mais de seis meses de idade, pode buscar o ponto de vacinação mais próximo de sua residência.
Para ampliar a imunização em massa, o gerente ressalta o “Vacimóvel” que está disponível em diversos pontos, nos finais de semana, em horários noturnos e em pontos estratégicos como praças, parques, supermercados, eventos e grandes empresas. O objetivo é facilitar o acesso dos funcionários nos seus contraturnos de trabalho.
Segundo Rodrigo, as pessoas estão mais conscientes quanto à vacina da influenza. Foram aplicadas em Chapecó mais de 77 940 mil doses. Em relação à cobertura vacinal, a Vigilância em Saúde registrou os seguintes dados:
- Idosos: 56% meta seria 95%;
- Professores: 29%;
- Crianças 6 meses a 4 anos 11 meses 29 dias: 41%
- Gestante e puérperas: 27%
- Comorbidades: 32%
Vacinação no sábado
O Vacimóvel fará vacinação contra Influenza e Covid neste sábado, das 10h às 16h, na Praça Coronel Bertaso.
Até o momento, foram aplicadas no município 66,5 mil doses, o que corresponde a cerca de 30% da população. Dos grupos prioritários foram aplicadas 22.639 doses, o que corresponde a 29% da meta inicial de 78 mil doses.
Em relação à Covid, 204 mil pessoas receberam a vacina, representando 98% da população acima de cinco anos. Destas, 195 mil fizeram a segunda dose, o que representa 93%.
A vacinação ainda está disponível em todas as unidades de saúde das 7h30min às 11h das 13h às 16h30min. Na UnoChapecó, nas segundas-feiras à tarde, quartas-feiras à noite e sextas-feiras à tarde.