OUÇA AO VIVO

InícioSAÚDEChapecó já recebeu 5.237 doses de vacina contra a Covid-19

Chapecó já recebeu 5.237 doses de vacina contra a Covid-19

Nesta quarta-feira, a secretaria da Saúde retirou 1870 doses da vacina Oxford-AstraZeneca

Foto: Prefeitura de Chapecó/Reprodução

Chapecó já recebeu, ao todo, 5.237 doses da vacina contra a Covid-19. No fim da manhã desta quarta-feira (27), a secretaria de Saúde retirou 1.870 doses da vacina Oxford-AstraZeneca , na macrorregional de Saúde e as encaminhou para a central de frios do município, onde ficarão armazenadas.

De acordo com o gerente de Vigilância em Saúde da Prefeitura, Rodrigo Momoli, as doses de Oxford serão utilizadas depois das doses de CoronaVac, que chegaram há mais de uma semana. Com a soma das duas as duas, Chapecó rececebeu 5.237 doses, sendo que 1.156 são específicas para a vacinação dos indígenas da Aldeia Kondá e Toldo Chimbangue.  No grupo prioritário estão também os 6.678 profissionais de saúde e idosos asilados. 

A vacinação dos profissionais de saúde começou pelas alas Covid das UTIs dos hospitais, depois passou para enfermaria e ambulatórios municipais. De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Lígia Schacht, até o início da tarde desta segunda-feira já tinham sido vacinadas 1.427 pessoas.  Nesta segunda-feira foram distribuídas 696 doses para o Hospital Regional do Oeste, Hospital da Criança, Hospital Unimed e comunidades indígenas.

- Continua após o anúncio -

Segundo a Prefeitura de Chapecó, a vacinação neste início é um pouco mais demorada do que o normal pelos protocolos de segurança e isolamento, principalmente por envolver as áreas mais sensíveis. Além disso, as doses ainda não contemplam a totalidade do primeiro grupo, que somam 16 mil pessoas.Por isso, a recomendação é de que cada grupo aguarde ser chamado. 

Próximas etapas

Na segunda fase de vacinação estão previstas as pessoas entre 60 e 74 anos, que somam 23 mil em Chapecó. A terceira etapa prevê cerca de 30 mil pessoas que apresentam alguma comorbidade, como diabetes, hipertensão, doença renal, cardiovascular, entre outras. A quarta fase engloba professores e profissionais de forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se