segunda-feira, fevereiro 9, 2026
InícioSAÚDECasos de chikungunya sobem para sete em município do Oeste de SC

Casos de chikungunya sobem para sete em município do Oeste de SC

Autoridades destacam importância da participação da população no combate ao Aedes aegypti

Foto: Freepik

A Vigilância Epidemiológica de Xanxerê confirmou mais dois casos positivos de chikungunya no município. Um dos registros é considerado autóctone, quando a infecção ocorre dentro da própria cidade, enquanto o outro continua em investigação. Com os novos diagnósticos, o município soma sete casos confirmados da doença e um caso de dengue até o momento.

Os novos registros envolvem duas moradoras do município: uma adolescente de 17 anos, residente no bairro Primo Tacca, e uma mulher de 51 anos, moradora da região Central. A chikungunya é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e tem como principais sintomas febre alta, dores articulares intensas, dor de cabeça e manchas vermelhas na pele.

A Secretaria de Saúde reforça que, além das ações realizadas pelo município, a colaboração da população é essencial no combate ao mosquito transmissor. Entre as principais orientações estão manter caixas d’água vedadas, descartar corretamente pneus e garrafas e evitar o acúmulo de água em calhas, lajes e outros recipientes.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp