OUÇA AO VIVO

InícioSAÚDECampanha de vacinação contra o Sarampo deve iniciar em junho

Campanha de vacinação contra o Sarampo deve iniciar em junho

Informações Agência Brasil

O Ministério da Saúde já confirmou 83 casos de sarampo no país neste ano.  Três deles são em Santa Catarina. De janeiro a maio do ano passado, a pasta havia notificado 117 casos de sarampo no Brasil, com dois óbitos. No próximo dia 10 de junho, o Ministério da Saúde planeja dar inicio a uma campanha de vacinação contra o sarampo.

Além  dos três casos catarinenses, segundo o ministério, foram confirmados 43 registros da doença no Pará;  27 em São Paulo, quatro no Amazonas, três em Minas Gerais, dois no Rio de Janeiro e um em Roraima. Deste total, 27 são autóctones e todos eles de residentes no Pará. Os demais casos foram

- Continua após o anúncio -

Dos casos importados, 19 deles ocorreram em um surto da doença dentro de um navio de cruzeiro em Santos, no litoral paulista. O mesmo navio também provocou três casos de sarampo em Santa Catarina e um caso no Rio de Janeiro.

Sarampo

É uma doença infecciosa, viral e contagiosa, que é transmitida pela fala, tosse e espirro. Os sintomas da doença são febre alta [acima de 38,5º C], tosse, coriza, conjuntivite e manchas avermelhadas na pele e brancas na mucosa bucal. A vacinação é a única maneira de prevenir a doença. A vacina que protege contra a doença é a tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola.

As complicações mais comuns do sarampo são infecções respiratórias, otites, doenças diarreicas e doenças neurológicas. As complicações do sarampo podem deixar sequelas, tais como a diminuição da capacidade mental, a cegueira, a surdez e o retardo do crescimento. O agravamento da doença pode levar à morte de crianças e adultos.

Certificado

O Brasil recebeu da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), um certificado de país livre do vírus do sarampo, em 2016. O Ministério da Saúde confirmou ao órgão, em março deste ano, um caso de sarampo endêmico ocorrido no Pará, no mês de fevereiro.

Com o registro deste caso, o país deve perder a certificação de país livre da doença. A pasta informou que o governo federal  lançou em abril o Movimento Vacina Brasil, que visa reverter o quadro de queda das coberturas vacinais no país.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se