
Um ataque hacker derrubou o site do Ministério da Saúde, durante a madrugada desta sexta-feira (10). A instabilidade também afetou o ConecteSUS. Usuários relataram que não conseguem entrar no aplicativo e nem ter acesso ao comprovante da vacina.
Nas duas páginas, os responsáveis pelo ataque escreveram “Você sofreu um ransomware” e ” Os dados internos dos sistemas foram copiados e excluídos”. 50 TB de dados estão em nossas mãos”. Já no início da manhã, a mensagem não era mais exibida, mas os sites continuavam com instabilidade.
Ransomware é um “vírus sequestrador” que rouba o conteúdo do computador da vítima e cobra pelo resgate dos dados, geralmente o pagamento deve ser feito por moeda virtual para dificultar o rastreio.

O Ministério da Saúde ainda não se pronunciou sobre o caso.
No início do mês, outro ataque hacker derrubou inúmeros sites de municípios, associações e consórcios fornecidos pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam). A instabilidade afetou alguns municípios do Oeste como: Xanxerê, Xaxim e Joaçaba. O site da prefeitura de Chapecó não saiu do ar.
Conforme a Fecam, os criminosos divulgaram mensagens de cunho ofensivo, com teor político e defenderam medidas contrárias às recomendações de proteção contra a disseminação da Covid-19.