Aos 66 anos, homem descobre que todos os seus órgãos estão invertidos - ClicRDC | Notícias de Chapecó e do mundo

Aos 66 anos, homem descobre que todos os seus órgãos estão invertidos

Anomalia conhecida como “Situs Inversus Totalis” ocorre em uma a cada 10 mil pessoas

Informações Galileu

Especialistas acreditam que até a criação dos exames de imagens, muitas pessoas morriam sem descobrir ter a condição – Foto: Gentile & Tighe, Nejm, 2019

Nos Estados Unidos, um homem de 66 anos descobriu que todos os seu órgãos estão invertidos –o coração fica do lado direito e o fígado do esquerdo, por exemplo. O fato foi publicado em um artigo e surpreendeu os médicos do hospital americano. A anomalia é conhecida como Situs Inversus Totalis e atinge uma em cada 10 mil pessoas.

A inversão não causa grandes prejuízos à saúde. De acordo com os pesquisadores, antes da criação dos exames de imagem, muitas pessoas morriam sem nunca ter conhecimento dessa alteração. A maioria das complicações relacionadas à condição ocorre na região cardíaca: as artérias principais apresentam uma disposição diferente, o que pode tornar a cirurgia e os transplantes de coração muito mais difíceis. 

O paciente em questão se mudou para os Estados Unidos após 20 anos vivendo em um campo de refugiados. De acordo com a equipe médica, o homem tinha uma infecção respiratória leve que logo foi tratada. Após sua recuperação, ele pôde voltar para casa.