terça-feira, agosto 19, 2025
InícioSAÚDEAnvisa pede para PF expulsar quatro jogadores argentinos do país

Anvisa pede para PF expulsar quatro jogadores argentinos do país

Os quatro atletas deram informações falsas para entrar no Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), notificou as autoridades de saúde e a Polícia Federal, nesta domingo (5), que quatro jogadores de nacionalidade argentina, fizeram declarações sanitárias falsas no formulário ao entrar no Brasil. A agência pediu para que as autoridades do estado de São Paulo isolem os atletas e afirmou que eles não podem permanecer no Brasil.

Segundo divulgado pela Anvisa, após reunião com as autoridades em saúde, confirmou-se em consulta dos passaportes dos quatro jogadores envolvidos, que eles descumpriram regras para entrada de viajantes em solo brasileiro, prevista na Portaria Interministerial nº 655, de 2021, a qual prevê que viajantes estrangeiros que tenham passagem, nos últimos 14 dias, pelo Reino Unido, África do Sul, Irlanda do Norte e Índia, estão impedidos de ingressar no Brasil.

“Os jogadores em questão declararam não ter passagem por nenhum dos 4 países com restrições nos últimos 14 dias. Os viajantes chegaram ao Brasil em voo de Caracas/Venezuela com destino a Guarulhos. Porém, notícias não oficiais chegaram à Anvisa dando conta de supostas declarações falsas prestadas por tais viajantes”, publicou a Agência.

- Continua após o anúncio -

Diante da confirmação de que as informações prestadas pelos viajantes eram falsas, a Anvisa esclareceu que já comunicou o fato à Polícia Federal, a fim de que as providências no âmbito da autoridade policial sejam adotadas imediatamente.

“A Anvisa considera a situação risco sanitário grave, e por isso orientou às autoridades em saúde locais a determinarem a imediata quarentena dos jogadores, que estão impedidos de participar de qualquer atividade e devem ser impedidos de permanecer em território brasileiro, nos termos do art. 11, da Lei Federal nº 6437/77”, finalizou a Agência.

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp