Alerta: Homem testa positivo em exame preliminar de Coronavírus no Brasil

Ministério da Saúde investiga caso; exame foi para a contraprova

Foto: Warley de Andrade/TV Brasil

O Brasil pode ter o primeiro caso de Coronavírus confirmado. Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES/SP) e a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS/SP) informaram que em conjunto com o Ministério da Saúde investigam um possível caso positivo de coronavírus na capital paulista. O caso foi para a contraprova.

O caso suspeito trata-se de um homem de 61 anos, residente em São Paulo (SP). Ele esteve na Itália, na região da Lombardia (norte do país), à trabalho, sozinho, entre os dias 09 e 21 de fevereiro. O homem apresentou sintomas como: febre, tosse seca, dor de garganta e coriza, que são compatíveis com a suspeita de Doença pelo Coronavírus 2019 (COVID-19).

Com resultados preliminares realizados pela unidade de saúde e de acordo com o Plano de Contingência Nacional, o hospital enviou a amostra para o laboratório de referência nacional, Instituto Adolfo Lutz, para contraprova.

Segundo o Ministério da Saúde a contraprova do caso está em curso e o resultado será divulgado oportunamente. A pasta recomendou cautela sobre quaisquer informações que não sejam as oficiais, uma vez que a investigação não está concluída.