No último sábado (21), a cidade de Chapecó foi palco de diversas ações em prol da saúde, coordenadas pela Secretaria de Saúde do município. O “Dia D” das ações de promoção à saúde da mulher, em alusão ao Outubro Rosa, a campanha de multivacinação e um mutirão de combate à dengue foram os destaques do dia, mobilizando equipes em diferentes regiões da cidade.
Ações do Outubro Rosa: Em um esforço conjunto, 26 Centros de Saúde da Família promoveram atividades externas para a promoção da saúde da mulher. Durante o evento, foram solicitadas 290 mamografias, realizados 499 testes rápidos para detecção de IST, realizadas 742 coletas de exames preventivos do câncer de colo uterino, prestados 943 atendimentos de enfermagem, realizados 1.476 procedimentos odontológicos e 570 pacientes recebidos atendimento.
Saúde em Movimento: O ônibus do Programa Saúde em Movimento também esteve presente na Praça Coronel Bertaso, oferecendo serviços de orientação e exames de saúde bucal, orientação para solicitação de mamografia, coleta de prevenção, realização de testes rápidos, cadastros no tele.saúde Chapecó e vacinação. Durante esse serviço, foram encaminhadas 16 configurações para mamografia, realizaram 34 controles de pressão arterial e proporção de glicemia capilar, coletaram 2 preventivos, fizeram 2 testes rápidos para detecção de IST e aplicaram 20 vacinas, além de realizar 88 procedimentos odontológicos.
Campanha de Multivacinação: A principal meta da campanha era atualizar o calendário de vacinas de crianças e adolescentes até os 15 anos de idade. Nesse dia, um total de 3.004 pessoas compareceram às salas de vacinação nos Centros de Saúde para a avaliação de suas carteirinhas e certificados de vacinação, resultando na aplicação de 1.046 doses de vacinas.
Mutirão de Combate à Dengue: No bairro Passo dos Fortes, um mutirão de combate à Dengue foi realizado com uma visita a 994 imóveis por Agentes de Combate às Endemias e apoio a acadêmicos. A ação consiste em visitas domiciliares para controle da dengue, tratamento com larvicidas, eliminação de criadosuros e orientações à população. Foram visitadas 994 residências, operadas 1.757 depósitos, eliminadas 311 criadasuros, realizadas tratamento com larvicida em 36 locais, lavrados 8 termos de adequação, abertas 9 denúncias e atendidas 15 denúncias, com a coleta de 13 pneus e a vistoria de 31 pontos estratégicos. Além disso, 32 depósitos foram eliminados, e 17 vedações e tratamentos de caixas de água/cisternas foram realizados.
Essas ações demonstram o comprometimento da Secretaria de Saúde de Chapecó em promover a saúde e o bem-estar da população, abordando diversas áreas da saúde em um único dia.