A partir de segunda a vacina da gripe estará disponível para toda a população em SC - ClicRDC | Notícias de Chapecó e do mundo

A partir de segunda a vacina da gripe estará disponível para toda a população em SC

As doses restantes da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe estarão à disposição de toda a população a partir de segunda-feira (3). O Ministério da Saúde informou a decisão na quarta-feira (29). A Campanha nacional de vacinação contra a Influenza, iniciou no dia 15 de abril e se encerrou nesta sexta-feira (31)

Conforme a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (Dive),
a população catarinense poderá procurar as unidades de saúde nos municípios que ainda possuem doses disponíveis para tomar a vacina contra a doença.

A medida segue orientação do Ministério da Saúde (MS). No entanto, não haverá envio de novas doses de vacina aos estados.

Cordilheira Alta

A Secretaria Municipal de Saúde de Cordilheira Alta informou que não conseguirá estender a vacinação contra a Influenza. Segundo a pasta, as doses da vacina, disponibilizadas pela Secretaria de Estado da Saúde, foram suficientes apenas para os grupos considerados de risco pelo Ministério da Saúde.

– “Nós atingimos nossa meta de imunização, por isso não tivemos sobra e, portanto, não há como estender a vacinação para o restante da população ” explicou o Secretário de Saúde Almir Valandro.

Adesão

Em Santa Catarina foram aplicadas 1.490.109 doses, o que representa um percentual de 74,98% de adesão. O índice não atingiu a meta de 90%.

O chefe da divisão de imunização da Dive/SC, Arieli Fialho disse para a NSC que a baixa na adesão é decorrente de fatores como: temperaturas baixas para a época do ano e por uma falsa sensação de segurança causada pelos poucos casos de complicação da doença.  O atendimento dos Postos de Saúde, apenas em horário comercial também é um fator, segundo o chefe.

A vacina, que  é gratuita,  protege contra três subtipos do vírus da gripe: o H1N1, o H3N2 e uma linhagem do tipo B.

Informações NSC, Dive e Prefeitura de Cordilheira