A Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado está investigando a morte de uma idosa de 79 anos. A suspeita é que a idosa tenha falecido de dengue. Ela estava internada desde o dia 30 de março com sintomas da doença e, no último sábado, veio a óbito no Hospital São Francisco, em Concórdia, no Oeste Catarinense.
Os casos confirmados em Concórdia, praticamente dobraram da última semana, quando 45 pacientes tiveram o resultado positivo para a dengue. Concórdia apresenta 111 casos confirmados da doença, 20 suspeitos e um óbito em investigação. Observando a evolução dos números nas últimas semanas, foi constatado que a tendência será de aumento nas próximas semanas, caso a população não faça sua parte e interrompa o ciclo de transmissão da dengue.
Na manhã de ontem, terça-feira (11), às 9h, na sede da Defesa Estadual em Concórdia, houve uma nova reunião do grupo de trabalho e coordenação das ações de combate a dengue, para discutir os últimos acontecimentos, inclusive está suspeita de morte da idosa. Também no encontro serão atualizados os dados do mutirão que ocorreu no dia 1º de abril e discutindo sobre os terrenos problemáticos em locais do município.
A Vigilância Epidemiológica regional fará a aplicação do fumacê, nesta quarta-feira, 12 de abril, em algumas ruas dos bairros Imigrantes e Cinquentenário, que são os mais afetados pela dengue. Mas é importante lembrar que o fumacê não mata as larvas nem os ovos do mosquito, sendo apenas uma medida paliativa de controle dos mosquitos adultos.
Outra preocupação é com os terrenos baldios e Áreas de Preservação Permanente – APPs, que são frequentemente utilizados como depósito de lixo. A orientação é que as pessoas denunciem esses casos à Diretoria de Meio Ambiente, pelo contato via Whatsapp – (49) 3441-216