quarta-feira, agosto 27, 2025
InícioSanta CatarinaSecretário da Infraestrutura atualiza obras do Programa Estrada Boa em reunião na...

Secretário da Infraestrutura atualiza obras do Programa Estrada Boa em reunião na Fiesc

Os investimentos contratados pelo Governo do Estado para implantação, revitalização de rodovias e novos contratos de conserva e manutenção já chegam a R$ 3,5 bilhões


O secretário da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), Jerry Comper, participou de reunião agregada do Conselho de Infraestrutura e da Câmara para Assuntos de Transporte e Logística da Fiesc, na tarde desta terça-feira, 26. O titular da SIE fez uma explanação detalhada, e atualizada, sobre as obras do Programa Estrada Boa – o maior da história rodoviária de Santa Catarina. Os investimentos do Governo do Estado, por meio da SIE, são de R$ 3,5 bilhões e 100 obras em todas as regiões de Santa Catarina.

Jerry Comper apresentou o status atual das obras de grande porte nas oito coordenadorias da Secretaria da Infraestrutura, destacando algumas por coordenadoria. “Santa Catarina, como se nunca se viu, virou um canteiro de obras. O governo Jorginho Mello está tendo a coragem e ousadia de enfrentar problemas e demandas históricas do estado”, assinalou ele, salientando que a ampliação financeira do Estrada Boa – que nasceu com R$ 2,165 bilhões de orçamento – só foi possível devido a economias do Governo do Estado.

“É uma determinação constante do governador. Zelamos pelos recursos públicos e buscamos economia para viabilizar cada vez mais obras e ações que impactem e melhorem a vida do cidadão lá na ponta.”

- Continua após o anúncio -
Foto: Alexandre Schaffer

LITORAL

  • Triplicação da SC-401, no Norte da Ilha de Santa Catarina, com investimentos de R$ 73 milhões. Essa é a via estadual mais movimentada do Estado.
  • Iluminação cênica da Ponte Hercílio Luz, com investimentos de mais de R$ 9 milhões, obra que tem encantado moradores e turistas que visitam a Capital.

NORTE

  • Restauração com aumento de capacidade da SC-477 trecho Canoinhas – Monte Castelo, onde o governo investe R$ 130  milhões
  • Reabilitação e duplicação da SC-108 Guaramirim – Massaranduba. Investimento estadual: R$ 158,4 milhões

VALE

  • Trevo de Itajaí Interseção na Rodovia SC486 (Rod. Antônio Heil) com a BR-101. A SIE investe R$ 60 milhões
  • Pavimentação da SC-281 Trecho: Ituporanga até Atalanta. Os investimentos nessa obra chegam a R$ 100 milhões

PLANALTO

  • Pavimentação da SC-370 Trecho Urubici – Grão Pará (Serra do Corvo Branco). O investimento é de R$ 50,3 milhões
  • Implementação e pavimentação na SC-370 Trecho de Rio Rufino a Urubici. A SIE investe R$ 180,7 milhões nessa obra

SUL

  • Implementação e pavimentação SC-290 Trecho Praia Grande Divisa SC/RS (Serra do Faxinal), com investimentos de R$ 75,6 milhões
  • SC 108 – Contorno viário Urussanga e cont. de Cocal do Sul / R$ 168,2 milhões

MEIO-OESTE

  • SC 120 – Lebon Régis – Curitibanos. Os investimentos são de R$ 168,5
  • SC 452 – Abdon Batista – Vargem. A SIE investe R$ 103.17 milhões

OESTE

  • SC 283 – Arvoredo – Seara, com investimentos de 134,7 milhões
  • SC 350- Abelardo Luz – Passos Maia – Lote 1 – Investimentos de R$ 118,6 milhões

EXTREMO OESTE

  • SC 305 – São Lourenço Campo Erê 143.620.829,50
  • SC 160 – Pinhalzinho, Modelo e Serra Alta 110.324.449,26

VIA MAR

O secretário Jerry Comper também mostrou um panorama sobre o andamento do projeto da ViaMar, rodovia paralela à BR-101 e que vai desafogar o trânsito da principal rodovia federal que corta Santa Catarina.

Serão 145 quilômetros de extensão, de Joinville ao Contorno Viário da Grande Florianópolis, que começa, no sentido Sul, em Biguaçu. A nova estrada terá seis faixas de rolamento (três em cada sentido). O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) já foi elaborado. Os projetos executivos dos quatro primeiros lotes — que somam 95 quilômetros entre Joinville e Itajaí — estão em elaboração desde outubro de 2024.

O orçamento preliminar da obra é estimado em R$ 9 bilhões e o Governo pretende viabilizá-la por meio de uma PPP de longo prazo, modelo cuja engenharia financeira será acompanhada pela IFC – International Finance Corporation (IFC), braço do Banco Mundial especializado em estruturar concessões e parcerias público-privadas. Segundo o governador explicou no lançamento do projeto, o novo eixo rodoviário “trará alívio imediato para quem vive no Litoral Norte e aumentará a competitividade dos portos catarinenses”.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp