quarta-feira, outubro 8, 2025
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Sebrae e institutos federais firmam aliança pelo empreendedorismo e inovação

Com lideranças da área da Educação de Santa Catarina, presidente do Sebrae, Décio Lima, lança as iniciativas Supernova e Jornada do Portfólio para capacitar estudantes e gerar negócios inovadores

Foto: Divulgação

O Sebrae Nacional sediou, na noite desta terça-feira (7), um encontro estratégico com cerca de 40 reitores e diretores dos institutos federais de Santa Catarina. A reunião, organizada a convite da presidência do Sebrae, marcou o lançamento da iniciativa Supernova, desenvolvida pelas Unidades de Inovação e de Educação Empreendedora em parceria com o Ministério da Educação (MEC).

O programa Supernova tem como objetivo estimular a criação de novos negócios e promover o desenvolvimento de competências empreendedoras, como criatividade, inovação e protagonismo. Em três anos, o Supernova prevê atender 1 milhão de estudantes de cursos técnicos e de graduação e gerar mais de 30 mil negócios inovadores.

A meta é alcançar 4 mil alunos na primeira fase do programa, conectando equipes de dois a cinco membros, sempre com a orientação de um professor. As inscrições podem ser realizadas pela internet até o dia 10 de novembro (https://startups.sebrae.com.br/skin/spa/lp/supernova-mec).

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Décio Lima, presidente do Sebrae, abriu a reunião destacando a importância da presença dos diretores e reitores na luta pela educação e defesa dos institutos federais. “Ao resistirem, vocês conduzem o processo mais importante para o Brasil, que é a inclusão educativa. Por meio dos institutos, as portas são abertas para a educação. O que está acontecendo é uma possibilidade da construção de um processo, que pode se tornar paradigma para todo país. Nós vivemos momentos delicados, e são vocês, dos institutos, que abrem as portas para aqueles que normalmente não têm acesso a uma educação qualificada”, afirmou o presidente.

Lima destacou que 66% dos brasileiros e estão empreendendo por oportunidade, e não por necessidade. “No ano passado, foram criadas 4,1 milhões de empresas e os pequenos negócios são os que mais oferecem empregos formais. Por isso, é tão importante conhecer esses alunos que chegam aos institutos federais, para que consigamos transformar a criatividade deles em conhecimento. Nossa economia mudou, e precisamos entender esse novo conceito”, pontuou ele.

O presidente ressaltou que o trabalho do Sebrae não se faz sozinho, enfatizando a necessidade de parcerias para que o espírito empreendedor, que ele considera inerente ao povo brasileiro, alcance a todos de maneira eficaz.

Parcerias estratégicas

A deputada federal Ana Paula Lima participou da reunião e exaltou o trabalho conjunto dos presentes: “Estamos todos em busca de uma educação gratuita e de qualidade, para que possamos sonhar e também realizar sonhos.”

Zízimo Moreira, reitor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), e Rudinei Kock, reitor do Instituto Federal Catarinense (IFC), agradeceram o apoio do Sebrae na formação de novos empreendedores. “Quero fazer algo que deixe marcado o meu legado, e é por isso que estamos aqui, para ter essa relação de parceria e apoio. Temos muitos projetos, colaboradores, professores orientadores e alunos interessados”, afirmou Zízimo. Rudinei Kock, por sua vez, definiu o encontro como um momento histórico para as instituições de ensino de Santa Catarina: “Queremos mais do que uma expansão; estamos aqui em busca da consolidação. Queremos dar o próximo passo e ficar ainda mais conectados com as possibilidades apresentadas. Percebo muito potencial. O Sebrae busca transformações, e é isso que nos conecta, isso é o que melhor fazemos: transformar vidas”, completou.

Programa Supernova

O programa Supernova foi criado com o objetivo de fomentar a criação de negócios inovadores por estudantes, com a orientação de professores, conectando-os ao ecossistema de empreendedorismo e inovação e promovendo o desenvolvimento de competências. A metodologia do Supernova foi concebida para integrar elementos de aprendizagem ativa, educação empreendedora e inovação.

A iniciativa foi concebida em conjunto pela Unidade de Inovação e pela Unidade de Educação Empreendedora (UEE). A Unidade de Inovação lidera o Programa Nacional Impulso Tecnológico, focado na criação e no desenvolvimento de negócios inovadores, na democratização da inovação e no aumento da competitividade dos pequenos negócios. Já a UEE promove uma abordagem pedagógica centrada no desenvolvimento de competências empreendedoras em estudantes, visando fortalecer projetos de vida, estimular a cidadania e preparar para o mundo do trabalho, gerando transformações sustentáveis na sociedade brasileira.

O trabalho conjunto no Supernova resulta em uma resposta estratégica à necessidade de ampliar a quantidade de negócios inovadores criados no país e de fomentar uma cultura de inovação e empreendedorismo.

Supernova & MEC: Nacionalização da Iniciativa

A parceria com o MEC permitirá a nacionalização da iniciativa, incentivando a cultura empreendedora entre jovens e adultos matriculados em cursos técnicos ou de graduação.

O programa tem o objetivo de impulsionar a criação de soluções que atendam demandas reais da sociedade e do mercado, ao mesmo tempo em que fortalece competências empreendedoras como criatividade, resolução de problemas, trabalho em equipe e visão estratégica.

As equipes com melhor desempenho serão reconhecidas em uma premiação nacional e poderão participar de ações presenciais exclusivas, ampliando sua rede de contatos e oportunidades.

Lançamento da Jornada do Portfólio da Educação Superior

O objetivo da Jornada é apoiar as instituições de ensino superior (IES) no desenvolvimento de competências empreendedoras em seus estudantes, fortalecendo a prática pedagógica dos professores, que são os verdadeiros multiplicadores da cultura empreendedora dentro das universidades e institutos.

A proposta integra soluções pedagógicas, digitais e presenciais, com cargas horárias diversas, que podem ser incorporadas de maneira flexível às atividades curriculares e extensionistas, alinhando-se às diretrizes nacionais e às demandas contemporâneas do mundo do trabalho.

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