terça-feira, setembro 30, 2025
InícioSanta CatarinaSanta Catarina acumula 83,8 mil novas vagas de empregos formais em 2025

Santa Catarina acumula 83,8 mil novas vagas de empregos formais em 2025

Foto: Ricardo Wolffenbüttel/ Arquivo / SECOM

Santa Catarina acumula 83.817 novas vagas de empregos formais em 2025. O crescimento do emprego do ano até agosto foi de 3,26%, diante de um crescimento nacional de 3,18%. Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) e foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego em 29 de setembro.

O estado de Santa Catarina ocupa a 5ª posição no ranking de maiores saldos de emprego no país, atrás de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Bahia. Os municípios catarinenses com saldo acima de 3 mil vagas foram Joinville, Itajaí, Blumenau, Chapecó e Florianópolis.

Em relação ao saldo do emprego formal no mês isolado de agosto, Santa Catarina registrou a criação de 315 novas vagas, resultado inferior ao observado no mesmo período do ano passado. Entre outros fatores, estão os efeitos das tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. A medida atingiu diretamente setores estratégicos da indústria de exportação catarinense. Para amenizar os impactos, o Governo do Estado apresentou ainda em agosto um pacote de R$ 435 milhões para apoiar empresas afetadas. Além disso, outro fator que contribui com este desempenho está a taxa básica de juros no país, a Selic, em 15%.

- Continua após o anúncio -

O secretário de Estado do Planejamento, Fabricio Oliveira, ressalta que o atual patamar do crescimento do emprego formal é esperado em um estado que ostenta situação de pleno emprego, conforme dados da PNAD Contínua do 2º trimestre de 2025. Em agosto, foi anunciado pelo IBGE que Santa Catarina registrou a menor taxa de desemprego do país, com índice em 2,2%, o menor da série histórica do estado, iniciada em 2012. 

Além disso, Fabricio Oliveira destaca que o governo estadual está atento aos indicadores do mercado de trabalho. “O Governo do Estado tem agido rapidamente, adotando medidas emergenciais para enfrentar os obstáculos do cenário nacional e internacional e proteger os empregos no estado”, acrescentou o Secretário. Nesse sentido, ele cita o pacote anunciado pelo governador Jorginho Mello, de R$435 milhões, para apoiar empresas afetadas pela nova tarifa dos EUA. A previsão é que cerca de 73 mil postos de trabalho devem ser protegidos pelas novas medidas estaduais.

Indústria e Serviços geram 80% do saldo

Os setores da Indústria e de Serviços foram responsáveis por aproximadamente 80% do saldo de novas vagas de emprego formal em Santa Catarina, no acumulado do ano até agosto. Esse desempenho consolida a importância estratégica desses setores para o mercado de trabalho catarinense, bem como demonstra a resiliência na sustentação do crescimento do emprego formal no estado.

O grupamento da Indústria liderou as contratações, principalmente nas atividades de Fabricação de produtos alimentícios (4.846) e na Fabricação de produtos têxteis (3.329). Já o grupamento de Serviços apresentou resultados expressivos nas atividades de Atenção à saúde (6.228) e da Administração pública, defesa e seguridade social (6.051).

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp