quinta-feira, janeiro 8, 2026
InícioSanta CatarinaPlano Estadual de Políticas para Mulheres está na fase final de elaboração

Plano Estadual de Políticas para Mulheres está na fase final de elaboração

Saiba mais

Foto: Luciane Lemos/Ascom SAS

O Plano Estadual de Políticas para as Mulheres, idealizado pela vice-governadora, Marilisa Boehm, e lançado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família (SAS), está na fase final de elaboração e sua primeira versão será disponibilizada para consulta pública no primeiro trimestre de 2026. As diretrizes para sua implementação estão previstas para agosto do mesmo ano e o investimento foi de R$ 1.008.000,00.

“O Plano Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres é uma das ações que fazem parte do compromisso que o governador Jorginho Mello e eu assumimos com Santa Catarina. Estamos investindo fortemente no setor de Segurança Pública para fazer o enfrentamento da violência doméstica e nas áreas de Saúde, Educação e empreendedorismo para que elas possam ter qualidade de vida e condições adequadas para construir seu futuro”, afirmou Marilisa Boehm.

Mas, segundo ela, é preciso mais. “E este Plano, que está na etapa final, é um complemento essencial para tudo isso. Por meio dele, vamos conhecer as demandas das mulheres em todo estado. A partir daí, o Governo do Estado poderá criar políticas ainda mais eficientes de acordo com as realidades de cada região”, destacou.

- Continua após o anúncio -

O documento reunirá diretrizes e metas voltadas à promoção de políticas públicas que consideram a diversidade das mulheres em seus aspectos sociais, políticos, econômicos, culturais e ambientais. “O plano é inédito em Santa Catarina e prevê o fortalecimento de programas, projetos e serviços em áreas como saúde, educação, trabalho, habitação, assistência social, segurança pública, segurança alimentar e nutricional e turismo”, explica a gerente de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos da SAS, Fabiana de Souza.

O Plano Estadual de Políticas para as Mulheres conta com uma equipe contratada especialmente para isso. São seis especialistas, entre mestres e doutoras, que trabalham com foco na elaboração deste documento que será um instrumento estratégico para nortear ações e diretrizes do Estado voltadas à promoção da equidade de gênero, combate à violência, autonomia econômica e garantia de direitos para as mulheres catarinenses.

As profissionais atuam em atividades de pesquisa, diagnóstico e apoio técnico, contribuindo diretamente com a formulação de propostas alinhadas à realidade do estado e às demandas apresentadas pelas mulheres em diferentes regiões. Entre os pontos analisados estão o quantitativo demográfico de mulheres e meninas por município de Santa Catarina, faixa etária, raça, etnia, orientação sexual, composição familiar, aspectos socioeconômicos, grau de escolaridade e um comparativo entre empregabilidade, renda, condições e jornada de trabalho.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp