Unicred Desbravadora destina mais de R$ 300 mil para Hospitais de Chapecó e região

Além da ação com os hospitais, foram doados mais de 17,5 toneladas de alimentos para famílias e entidades beneficentes


A Unicred Desbravadora realizou uma ação social com os hospitais da área de atuação, para auxiliar as instituições de saúde que atuam no combate da pandemia de Covid-19. Para contribuir com os hospitais, o valor de R$ 304 mil foi dividido entre instituições hospitalares de Chapecó, Xanxerê, Concórdia, Joaçaba, Campos Novos, Caçador, Videira, Lages, Curitibanos, São Miguel do Oeste, São Joaquim, Francisco Beltrão e Pato Branco.

Segundo a Unicred, contribuir com as comunidades das quais faz parte é uma das essências do cooperativismo e por isso, diante das dificuldades durante a pandemia, a Unicred Desbravadora não poderia ficar alheia às necessidades – principalmente daqueles que estão atuam na linha de frente no combate ao novo coronavírus.

Além da ação realizada com os Hospitais, em todo mês de junho as agências da Unicred Desbravadora, trocaram com cooperadores e parceiros, kits de prevenção da Covid-19 por alimentos. A ação foi realizada em comemoração ao dia Internacional do Cooperativismo, que acontece no dia 5 de julho. No decorrer de junho, as agências arrecadaram 8,841 toneladas de alimentos e a Unicred Desbravadora firmou o compromisso de dobrar a quantidade de quilos doados pelos cooperados, ou seja, doou mais 8,841 toneladas e alcançou a importante marca de mais de 17,5 toneladas de alimentos.

Em Chapecó, as entidades beneficiadas foram: Programa Viver, Comunidade do Bairro Bom Pastor e da Vila Esperança e Crianças em Acompanhamento no SAE.

Programa Viver, recebeu uma tonelada de alimentos entre feijão e massa, que servirão para confecção da “Sopa Solidária” que beneficia mais de 700 pessoas diariamente. O Programa Viver realiza 17 oficinas e possibilita que crianças e adolescentes tenham uma oportunidade de inclusão social. No momento atual de pandemia, as oficinas foram canceladas, porém o programa viabilizou a alimentação para 200 famílias cadastradas o que correspondem à mais de 700 pessoas.

Comunidade Bom Pastor, recebeu a doação de meia tonelada de alimentos. O projeto já existe há 15 anos, atende em média 100 famílias cadastradas e a Unicred Desbravadora teve a oportunidade de contribuir com esse projeto.

Comunidade Vila Esperança: receberam a doação de uma tonelada de alimentos. O projeto já existe há 15 anos, atende em média 150 famílias cadastradas.

Crianças em Acompanhamento no SAE – Doação de 15 cestas básicas. SAE é uma instituição que atende crianças e filhos de pais portadoras do vírus HIV.


Para o Presidente da Unicred Desbravadora Sul, a atuação junto à comunidade, é responsabilidade de todos:

“Contribuir com as instituições que tanto fazem pela nossa cidade e região, é uma ação nobre. Por isso, em um momento tão delicado pelo qual estamos passando, não poderíamos ficar alheio às necessidades, principalmente daqueles que estão atuando na linha de frente no combate à pandemia do coronavírus. A forma que encontramos para fazer a nossa parte em um momento tão delicado, é ajudar hospitais da nossa região de atuação, dentro da nossa realidade. Sabemos dos desafios que muitas instituições estão enfrentando, para compras de material de expediente, equipamentos de proteção individual, e até mesmo melhoraria da estrutura para atender a árdua demanda que estão tendo nesses últimos dias. Tendo isso em vista, estamos destinando recursos próprios da cooperativa, para as instituições de saúde da nossa área de atuação”.



Já segundo o vice-presidente da cooperativa, Dr. Celso Marques Menezes, apoiar as instituições é muito mais do que um compromisso: “É a forma de agradecer a importante atuação destes profissionais, que não medem esforços para desempenhar a missão de salvar vidas. Desejamos que estes recursos possam contribuir, de alguma forma, para minimizar os impactos desta pandemia e que sirvam para fortalecer a estrutura hospitalar e apoiar as atividades destas instituições da nossa região”.