Palestra com Tania Zagury estimula reflexão sobre limites na educação

Conteúdo Patrocinado

Foto: Vanderlei Groth de Azevedo

Para marcar os 30 anos de fundação, o Colégio Exponencial promoveu na noite desta terça-feira (20), a  palestra “Educar sem culpa, relação pais e filhos na sociedade moderna”, com a escritora Tania Zagury. A programação realizada no Centro de Eventos de Chapecó contou com a presença de aproximadamente 900 pessoas, entre elas pais, professores e acadêmicos de toda região.

Tânia Zagury é mestre em Educação, filósofa, professora, escritora e pesquisadora em Educação, com mais de 24 livros publicados no Brasil e exterior. A conferencista estimulou a reflexão dos participantes sobre qual é objetivo como pais e educadores. “Conclamo a ter um projeto, constância nas atitudes e clareza que dá segurança na hora de dizer sim ou não”, destacou.

Segundo Tânia,  muitos pais tendem a adotar soluções imediatas no dia a dia, com isso vem a insegurança e a culpa. Chamou atenção para a importância de colocar limites e analisar a relação de desejo e necessidade. “Qual seu objetivo de vida e o que você está passando para seu filho? Não é só falar, é fazer e agir”, alertou.

A programação também marcou a continuidade do Projeto Valores para a Vida, desenvolvido no Exponencial, que visa a formação ética e moral focada em valores e atitudes, tendo como temas: o respeito, responsabilidade, cuidado e rigor acadêmico. O diretor do Colégio Exponencial, Élio Maldaner destacou o compromisso da escola com o futuro, na luta pela educação de qualidade e inclusão. “Além de contribuir com o projeto Valores para a Vida, essa palestra é um ato de reconhecimento e um gesto de gratidão a toda comunidade regional pelo acolhimento do nosso colégio”, enfatizou.

 A atividade contou com a presença do prefeito de Chapecó, Luciano Buligon; coordenadora Regional de Educação, Janize Scussiato de Oliveira; vereador de Chapecó, Cleber Ceccon e da secretária municipal de Educação, Sandra Galera, entre outras autoridades. “Oferecer educação com valores de vida é o que fica. O que fica, é o que a gente sente”, afirmou o prefeito Luciano Buligon.

História

Com o compromisso de promover educação de qualidade e comprometida com a comunidade, a iniciativa de um grupo de professores, acostumados a desafios, deu origem ao Colégio Exponencial em 1989.  Há 30 anos em Chapecó, o Exponencial faz parte da vida de muitas famílias: educação que passa de pais para filhos.

O Exponencial passou por várias fases de crescimento. Iniciou as atividades oferecendo curso pré-vestibular, depois curso de ensino médio na modalidade supletiva, seguida da oferta de ensino para toda a educação básica: Infantil, Fundamental e Médio. 

Também ousou e contribui com a expansão do Ensino Superior em Chapecó, com a criação da Faculdade Exponencial, sucedida pela Unoesc. Hoje em parceria com a Universidade Positivo está engajado num novo projeto de ensino superior, com  graduação e pós-graduação a distância.