OUÇA AO VIVO

InícioPublieditoriaisINPI concede patente de invenção para UFFS em cotitularidade com a Unicentro

INPI concede patente de invenção para UFFS em cotitularidade com a Unicentro

A patente é referente a um processo aplicado à produção de biodiesel

Foto: Tadeu Salgado e Cléber Tobias/UFFS

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em acordo de cooperação celebrado com a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), originou uma propriedade intelectual em caráter de cotitularidade aplicado ao processo de produção de biodiesel. A patente foi concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

A proposta, intitulada “Processo de produção de biodiesel empregando resíduo de Carya illinoensis com efeito antioxidante”, foi pensada diante da necessidade de suavizar os processos oxidativos decorrentes do uso do biodiesel, que pode gerar prejuízos aos consumidores e ao meio ambiente. Nesse sentido, a ideia foi empregar no processo de produção de biodiesel a noz pecã (Carya Illinoensis), que possui propriedades antioxidantes e pode contribuir com a estabilidade na oxidação do biodiesel.

Os inventores Andre Gallina, Paulo Ridrigues, Claudia Crissotimo, Dalila Benvegnu, Alexandra Amaral, Geciele Schuster e Nayara Boschen compõem a equipe e realizaram o depósito do pedido no INPI, junto com a UFFS e a Unicentro, em 18 de outubro de 2016. A concessão da carta patente foi obtida em 09 de março de 2021.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se