terça-feira, julho 8, 2025
InícioPublieditoriaisBolicho do Gaudério: o amor pela tradição que cruza gerações

Bolicho do Gaudério: o amor pela tradição que cruza gerações


Foto: Andressa Guinzelli/ClicRDC

Com um mate amargo e um sorriso no rosto, é assim que somos recebidos ao cruzar as portas da loja mais tradicionalista da Capital do Oeste. O amor pela cultura gaúcha presente no local, nos transporta para o Rio Grande do Sul, em um piscar de olhos. E ao encontrar Nediez Vani e sua mãe Elisa Sperry Vani, essa sensação se multiplica. 

Inspiradas pelo idealizador do Bolicho do Gaudério, Nédio Vani, que faleceu em janeiro de 2021, mãe e filha dão continuidade a um sonho que nasceu há 36 anos e se mantém pelas mãos das mulheres da família, que juntas transmitem a cada cliente, o amor e a emoção em fazer parte dessa história. 

Mas para entender o contexto histórico do Bolicho do Gaudério, precisamos fazer uma viagem no tempo. Então guri, se aprochegue, coloque a água para esquentar, prepara teu mate, que um causo eu vou te contar. 

 Nédio fez jus ao hino de seu amado Rio Grande, que claramente diz – “Sirvam nossas façanhas, de modelo à toda Terra” – e foi exemplo na tradição dentro da Capital do Oeste e de toda região, como incentivador de CTG’s, rodeios e cavalgadas. 

Gaúcho, de Getúlio Vargas, chegou em Chapecó nos anos 70, para trabalhar no Banco do Brasil. Criou raízes, mas o amor pelo Rio Grande do Sul fez com que um pedacinho de sua terra cruzasse o Goio-Ên e criasse seu espaço aqui. Em setembro de 1985, em uma pequena sala comercial, no centro da cidade, escondida em meio a outros estabelecimentos, nascia o Bolicho do Gaudério. 

Comercializando produtos de qualidade, e conquistando clientes diariamente, que viraram amigos, a família viu a necessidade da loja ganhar um espaço maior. Foi então que o Bolicho do Gaudério, surgiu em um novo endereço, na Av. Nereu Ramos, no Centro, Chapecó, onde permanece desde então. 

Já com o apoio de Elisa, o casal viu o negócio tomar grandes proporções e os frutos foram colhidos com o passar dos anos. Diversos nomes conhecidos se fizeram presentes na loja, como os saudosos cantores tradicionalistas José Cláudio Machado, Pedro Ortaça, Rui Biriva e Cenair Maicá, que assim como Nédio, carregavam na alma, no amor pelo Rio Grande do Sul.

Fotos Arquivo Pessoal

Um novo passo na história 

Os anos passaram, as realizações foram inúmeras, Elisa e Nédio tiveram dois filhos, Cristiano e Nediez, que junto com os pais deram continuidade a tradição. Infelizmente, o tradicionalista faleceu e após a morte, Nediez e Elisa, deram seguimento ao legado de perseverança e orgulho em carregar um pedaço do Rio Grande do Sul, deixado por Nédio. 

As gerações são outras, mas o amor pela cultura gaúcha é o mesmo. Com orgulho mãe e filha estão à frente da maior loja de artigos gauchescos e artesanatos de Santa Catarina e hoje com uma loja online distribuem esse amor para todo país.

O Bolicho do Gaudério faz parte da história de Chapecó, é referência ao universo gaúcho, por isso na loja você encontra os melhores produtos – Chapéus, cuias para um bom mate, facas para o churrasco e tudo para que você possa montar um traje completo -, além de contar com um atendimento humanizado, o ambiente te faz viajar e sonhar com a história do mundo gaúcho, que está destacada nas paredes da loja, com fotos e lembranças de quem muito fez por nossa cidade.

Colunas