OUÇA AO VIVO

InícioPOLÍTICAProcesso de impeachment é aberto contra o prefeito do Rio de Janeiro,...

Processo de impeachment é aberto contra o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella

Na tarde desta terça-feira (2), a Câmara de Vereadores do Rio aprovou, a abertura do processo de impeachment do prefeito Marcelo Crivella (PRB). Trinta e cinco vereadores votaram pela admissibilidade do processo e 14 contra. Um vereador se absteve e o presidente da casa, Jorge Felippe (MDB), se declarou impedido, por ser o primeiro na linha sucessória caso o impeachment seja aprovado no fim do processo. Era necessária apenas maioria simples para a aprovação.


Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O pedido de impeachment foi feito por Fernando Lyra Reys, fiscal da Secretaria de Fazenda. Ele denunciou suposto crime de responsabilidade por conta da renovação de contratos de mobiliários urbanos em dezembro de 2018.

Com a aprovação da abertura do processo de impeachment, uma comissão processante será formada com três vereadores sorteados que estiveram presentes na sessão.

- Continua após o anúncio -

Crivella terá 10 dias para apresentar sua defesa, após a publicação da admissibilidade no Diário Oficial. A comissão tem até 90 dias para apresentar um relatório.

Esse documento, assim que concluído, será levado ao plenário da Câmara do Rio e votado. Para ser aprovado, precisa do voto de dois terços dos vereadores.

Se aprovado, o relatório pode determinar o afastamento de Crivella do mandato. Se rejeitado, o pedido de impeachment é arquivado. Até a votação do relatório, ele continua no cargo.

*Informações G1

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se