OUÇA AO VIVO

InícioPOLÍTICANovo Censo pode aumentar o número de deputados em Santa Catarina; entenda

Novo Censo pode aumentar o número de deputados em Santa Catarina; entenda

A projeção foi desenvolvida pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, confira:

Novo Censo pode aumentar o número de deputados em Santa Catarina; entenda
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os dados do Censo 2022, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), podem alterar a formação da Câmara de Deputados no Brasil. Conforme uma projeção analisada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), o Estado de Santa Catarina, que teve o 2° maior crescimento em número absoluto da população, poderia passar dos atuais 16, para 20 deputados federais.

Segundo o Diap, a projeção analisou dois cenários: “o primeiro com aplicação da regra atual de distribuição das cadeiras dentro dos limites mínimos e máximos de cadeiras por estado; e o segundo — a título de curiosidade — como seria cada bancada estadual na hipótese da distribuição pela proporcionalidade populacional desconsiderando os limites mínimo e máximo, ou seja, de 8 a 70 deputado federais para os estados”.

No primeiro cenário, Estados como Santa Catarina (4), Pará (4), Amazonas (2), Ceará (1), Goiás (1), Minas Gerais (1) e Mato Grosso (1) teriam aumento de deputados. Por outro lado, Rio de Janeiro (4), Rio Grande do Sul (2), Piauí (2), Paraíba (2), Bahia (2), Pernambuco (1) e Alagoas (1) reduziriam a representação das suas bancadas na Câmara.

- Continua após o anúncio -
cenario1 cd

“O 2º cenário mostra como seriam as bancadas de cada estado na hipótese de existir as regras que garantem representação mínima e máxima de deputados federais para cada UF. Como não houve essa regra, o estado de São Paulo, por exemplo, teria direito à bancada mínima de 112, ou seja, 42 cadeiras a mais em relação aos atuais 70 que possui a UF”, explicou o Diap.

cenario2 cd

Santa Catarina apresenta 2° maior crescimento em número absoluto da população no Censo 2022

Com 7.609.601 moradores, 21,8% a mais que a população recenseada em 2010, Santa Catarina é o segundo estado que mais cresceu no país nos últimos 12 anos, conforme o Censo Demográfico 2022, que o IBGE publicou. A população representa 3,75% das 203 milhões de pessoas recenseadas no Brasil e passa a ser a 10ª do país, ultrapassando o estado do Maranhão.

Com 1,36 milhão de pessoas a mais, o estado teve o segundo maior crescimento absoluto, atrás apenas de São Paulo, que teve um acréscimo de 3,2 milhões. Em termos percentuais, o crescimento de SC foi 3,3 vezes maior que o índice de crescimento nacional de 6,5%, e ficou atrás apenas de Roraima, que subiu 41,3%.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se