Após os bloqueios efetuados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) das contas de 42 pessoas físicas e jurídicas que estavam com caminhões em Brasília no protesto da última terça-feira (15), feriado de Proclamação da República, novas manifestações começaram a ser registradas em todo o Brasil.
O último boletim nacional da Polícia Rodoviária Federal (PRF) dá conta de nove interdições e 18 bloqueios totais de vias federais às 09h da manhã deste sábado (19), nos estados de Mato Grosso (quatro bloqueios), Pará (três bloqueios), Paraná (dois bloqueios) e Rondônia (nove bloqueios).
Já em Santa Catarina, foram registrados pela PRF durante a madrugada cinco ocorrências de indivíduos colocando fogo em pneus e em tronco de árvores nos seguintes pontos:
- BR-101, km 25, em Joinville
- BR-101, km 156, em Porto Belo
- BR-101, km 218, em Palhoça
- BR-153, km 109, em Concórdia
- BR-470, km 60, em Blumenau
Em todos os locais, os indivíduos fugiram após a chegada dos policiais, segundo a própria corporação. Ainda assim, um homem de 37 anos foi preso no bloqueio de Joinville por ter incendiado pneus e colocado rojões para fechar a via. Todos os pontos foram limpos e liberados.
Houve também um ponto de bloqueio durante a manhã na BR-101, em Sombrio. Aproximadamente dez tratores e 30 pessoas fecharam a via por cerca de uma hora, mas foram desmobilizados pelos policiais rodoviários federais.
Adesão no Oeste
O jornalismo do Grupo Condá de Comunicação apurou durante a sexta-feira (18), quais seriam as possibilidades e o nível de adesão às novas manifestações. Houve a confirmação que cooperativas de cargas e caminhoneiros autônomos da região participarão nos movimentos.