
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quinta-feira (22) uma nova leva de ministros, que farão parte do governo federal a partir de 2023. Os nomes foram divulgados pelo coordenador da equipe de transição, o vice-presidente Geraldo Alckimin, em um evento no CNBB, que também apresentou os resultados dos Grupos de Trabalho.
Até o momento, o petista anunciou apenas seis dos 37 nomes que devem atuar na Esplanada dos Ministérios no próximo ano. São eles: Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil), Flávio Dino (Justiça), José Múcio Monteiro (Defesa) e Mauro Vieira (Relações Exteriores), anunciados em 9 de dezembro.Também já foi confirmado o nome da cantora Margareth Menezes para a pasta da Cultura e Aloizio Mercadante como futuro presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Entre os nomes que devem ser anunciados nesta quinta-feira (22), estão do ex-governador do Ceará Camilo Santana na Educação, e Nísia Trindade na Saúde. Segundo a reportagem do O Globo, Lula também já definiu a escolha do deputado federal Alexandre Padilha para a pasta de Relações Internacionais, e do procurador Jorge Rodrigo Araújo Messias para a Advocacia-Geral da União (AGU).
Também são aguardados os anúncios de Silvio Almeida para os Direitos Humanos e Vinícius Marques de Carvalho para a Corregedoria-Geral da União, além de Anielle Franco para Igualdade Racial. Segundo Lula, a previsão é de que a equipe completa seja anunciada até a próxima terça-feira (27).
Confira os nomes dos futuros ministros:
- Alexandre Padilha (Relações Institucionais);
- Márcio Macedo (Secretaria-Geral);
- Jorge Messias (Advocacia-Geral da União);
- Nísia Trindade (Saúde);
- Camilo Santana (Educação);
- Esther Dweck (Gestão);
- Márcio França (Portos e Aeroportos);
- Luciana Santos (Ciência e Tecnologia);
- Cida Gonçalves (Mulheres);
- Wellington Dias (Desenvolvimento Social);
- Margareth Menezes (Cultura) – já havia sido anunciada;
- Luiz Marinho (Trabalho);
- Anielle Franco (Igualdade Racial);
- Silvio Almeida (Direitos Humanos);
- Geraldo Alckmin (Indústria e Comércio);
- Vinícius Carvalho (Controladoria-Geral da União);
Relembre outros ministros já anunciados
Até então, Lula já havia anunciado seis ministros do futuro governo (por ordem alfabética):
- Fernando Haddad (Fazenda);
- Flávio Dino (Justiça);
- José Múcio Monteiro (Defesa);
- Margareth Menezes (Cultura);
- Mauro Vieira (Relações Exteriores);
- Rui Costa (Casa Civil).