OUÇA AO VIVO

InícioPOLÍTICAJustiça autoriza deputada Ana Campagnolo a registrar denúncias contra professores

Justiça autoriza deputada Ana Campagnolo a registrar denúncias contra professores

Decisão da desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Ritta, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, acolheu recurso e autorizou a deputada eleita Ana Caroline Campagnolo (PSL), a publicar, em sua página no Facebook, postagem em que se coloca disponível para receber denúncias de alunos contra professores com posições político-partidárias ou ideológicas. 

Ana Caroline Campagnolo Foto: Isaque Miranda

O direito está assegurado sobretudo dos professores que, com intervenções impróprias são capazes de humilhar ou ofender liberdades de crença e consciência dos alunos.

A nota do Tribunal afirma:

- Continua após o anúncio -

– No entender da magistrada, toda essa discussão tem como pano de fundo, na realidade, a chamada “Escola sem Partido” – a possibilidade ou não do professor ultrapassar o limite de sua cátedra para ingressar na seara da doutrinação político-ideológica. Em sua decisão, contudo, a desembargadora foca em dois pontos que antecedem esse debate: a possibilidade da deputada se colocar como uma espécie de “ouvidora social” em defesa de alunos vítimas de abusos ou excessos em sala de aula, e o direito dos estudantes gravarem aulas ou momentos pontuais em que agressões dessa natureza ocorrem.

Para a desembargadora Rocio, nos dois casos não há qualquer impedimento legal a tais procedimentos.

– Não vislumbro nenhuma ilegalidade na iniciativa da (…) deputada estadual eleita, de colocar seu futuro gabinete como meio social condensador do direito que todo cidadão possui, estudantes inclusive, de peticionar a qualquer órgão público denunciando ato que entenda ilegal praticado por representante do Estado, sobretudo quando se tratar de ofensas e humilhações em proselitismo político-partidário travestido de conteúdo educacional ministrado em sala de aula” anotou em sua decisão, que determina também o chamamento de outros atores – associação de pais, sindicato de professores, dirigentes da rede de ensino, etc. – para, querendo, intervirem no feito.

Na rede social Instagram, a deputada eleita Ana Caroline Campagnolo postou e decisão da desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Rita e escreveu, “Vamos comemorar!!!”.

https://www.instagram.com/p/BtB8kCknVew/

*Informações Diário Catarinense

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se