OUÇA AO VIVO

InícioPOLÍTICA"Inspiradora e gratificante", analisa Sérgio Moro ao visitar Complexo Prisional em Chapecó

“Inspiradora e gratificante”, analisa Sérgio Moro ao visitar Complexo Prisional em Chapecó

Foto: Willian Ricardo

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, visitou o Complexo Penitenciário de Chapecó, na manhã desta sexta-feira (7). O avião que trouxe Moro e a deputada federal Caroline Detoni (PSL), pousou no Aeroporto Serafin Enoss Bertaso, por volta das 9h30. Em seguida, em comboio, seguiu ao local da visita.

Antes de deixar o Aeroporto, Moro desembarcou do carro oficial e tirou fotos com apoiadores que lhe aguardavam na saída do hangar. Por volta das 10h10, ele chegou ao Complexo, onde foi montado um grande aparato de segurança com mais de 120 agentes do Serviço Operacional Especializado (SOE), do Departamento de Administração Prisional (DEAP) e outras forças de segurança pública.

Logo que chegou, Moro iniciou a visitação nos setores do Complexo, que é considerado por ele, um modelo de estrutura para ser construído em outras regiões do país. Ele também participou de uma demonstração de ação em caso de rebelião.

- Continua após o anúncio -

O ministro foi recepcionado em um espaço separado dentro do Presídio Feminino, por volta das 12h30, onde aconteceu uma cerimônia com a presença do prefeito Luciano Buligon, do governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, da vice-governadora, Daniela Reinert e de outras autoridades, bem como de diversos empresários.


Foto: Willian Ricardo

O Complexo

Moro já havia elogiado o Complexo Prisional de Chapecó pelo Twitter, mas fez questão de repetir. “O Complexo Penitenciário de Chapecó realmente é impressionante. Nós temos uma visão de que os presídios brasileiros são todos terríveis. Claro que temos alguns em situação lamentável e temos que melhorar, mas é ao contrário daqui”, disse.

O líder da pasta de Justiça e Segurança Pública disse que a visita dele em Chapecó, especificamente no Complexo, visa dar publicidade para expandir o modelo. “É gratificante ter feito a visita, não só pelas boas condições de aprisionamento dos presos, mas igualmente por eles poderem realizar o trabalho. Isso tem propiciado que eles diminuam a pena, como prevê a Lei. Isso é relevante, pois uma parte dessa renda volta para o Estado, que possibilita investimentos, mas também afasta esses presos do crime organizado”, destacou Sérgio. “A ideia é exatamente disseminar essa experiência. Vim aqui dar publicidade”.

Moro destacou que “essa é uma visita muito inspiradora, realmente gratificante conhecer aqui a estrutura deste Complexo Penitenciário e o trabalho que vem sido feito por dedicados servidores públicos, juntamente com a iniciativa privada”. Ele finalizou com um mais um elogio. “A visita superou minhas expectativas, realmente uma experiência fantástica, estão de parabéns”.

GALERIA DE FOTOS

Pacote anti crime

Entre às perguntas dos jornalistas, o ministro Sérgio Moro também falou, em Chapecó, sobre o pacote anti crime. “Nós acreditamos no pacote anti crime e achamos que ele aprovado, claro que não vai resolver todos os nossos problemas, pois demanda de muitas ações executivas, de investimento e de questões estratégicas, mas é um projeto importante”, disse Moro.

O ministro disse que está “dialogando intensamente com os parlamentares para buscar a aprovação. Existe também outras pautas legislativas importantes, como a nova previdência”. A intenção, conforme Moro, é que o pacote seja aprovado o mais rápido possível.“Nossa pretensão é aprová-lo o mais próximo do que foi apresentado o projeto, sem prejuízo por eventuais aprimoramentos, por parte do parlamento”, finalizou.

Logo após a coletiva, Moro seguiu para um almoço com as autoridades e convidados. Ele deve retornar para Brasília ainda nesta sexta-feira.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se