OUÇA AO VIVO

InícioPOLÍTICA“Folha Errou” ao associar propriedade de SC ao nazismo

“Folha Errou” ao associar propriedade de SC ao nazismo

Governador se manifestou na última quarta-feira (24), e neste sábado publicou em seu twitter outro post sobre o ocorrido, veja

A Folha de São Paulo publicou na manhã deste sábado (27), que cometeu um erro ao publicar texto que associava uma propriedade no interior de Santa Catarina ao ideário nazista. Uma coluna de domingo (21) chamou a atenção para a inscrição “heil” nos telhados de duas casas do município de Urubici e afirmou que “muito provavelmente” era uma alusão à ideologia consagrada pelo alemão Adolf Hitler.

A palavra alemã “heil” pode ser traduzida como o substantivo “salvação” ou como os adjetivos “salvo” e “ileso”. Também cumpre o papel de interjeição, o que acontece na famosa saudação nazista “Heil, Hitler” (salve, Hitler).

Na quarta-feira (24), o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), abordou o tema em uma carta ao povo catarinense.
Um dos trechos dizia: “Fiquei indignado de uma jornalista escrever sem apurar. Ela não sabia que escrever nome da família no telhado já era uma tradição de mais de 30 anos dos Heil, justamente para facilitar aos turistas a localização da pousada, quando não havia internet. Que esse sobrenome foi carregado por ilustres catarinenses”.

- Continua após o anúncio -

Na manhã deste sabado, o Governador Jorinho Mello publicou em seu twitter o post da Folha, e escreveu “Hoje a @folha publicou um reconhecimento público pela injustiça cometida com o povo catarinense. Que episódios como esse não se repitam. Notícias boas por aqui não faltam”

https://twitter.com/jorginhomello/status/1662503527149711365/photo/1
Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se