OUÇA AO VIVO

InícioPOLÍTICAFecam divulga nota em homenagem a seu fundador, Milton Sander

Fecam divulga nota em homenagem a seu fundador, Milton Sander

A Federação Catarinense dos Municípios (Fecam) divulgou nesta terça-feira (1), uma nota pelo passamento do ex-prefeito de Chapecó, Milton Sander. Em 1980, Milton capitaneou a criação da Fecam. Segundo a nota, “A sedimentação do municipalismo catarinense e a consolidação da Federação de Municípios, saltou para a história catarinense pelas mãos de Sander, expoente e líder essencial da articulação federativa dos municípios de Santa Catarina.”

Foto: Prefeitura Municipal de Chapecó

Além de ajudar na criação da Fecam, Sander foi o primeiro presidente da Federação, entre 1980 e 1982. Ele presidiu a entidade novamente entre 1989 e 1990.

Confira a nota completa:

- Continua após o anúncio -

NOTA DA FECAM PELO PASSAMENTO DO FUNDADOR MILTON SANDER.

Ousado no tempo. Moderno no conceito. Atual para os nossos complexos tempos políticos! Uma década antes da Constituição Cidadã de 1988 e em meio a resquícios de um período de exceção, Milton Sander capitaneou, já em 1980, a fundação da Federação Catarinense dos Municípios, FECAM. A sedimentação do municipalismo catarinense e a consolidação da Federação de Municípios, saltou para a história catarinense pelas mãos de Sander, expoente e líder essencial da articulação federativa dos municípios de Santa Catarina.

Sander representa a antecipação da organização política no tempo. Do mesmo modo, sedimenta a função da liderança pública como única forma de construir a sociedade que almejamos: lutando, antecipando no tempo, resistindo e, especialmente, fazendo com as próprias mãos, persistindo, inovando, criando! Com o ex-prefeito Milton, o conceito de associativismo de entidades municipalistas amadureceu e inovou, antecipando tendências e proporcionando força e voz aos municípios e lideranças locais.

O municipalismo catarinense está em luto pelo passamento do ex-prefeito Milton Sander, liderança ímpar na criação da Fecam e primeiro presidente da Fecam. O municipalismo brasileiro perde uma extraordinária liderança que atuou destacadamente também na Confederação Nacional dos Municípios, a CNM. Na aurora deste novo ano, em momento de tão lamentável perda, registramos nossa gratidão e agradecimento! A passagem de Milton Sander, um dos fundadores da Fecam, é de dor e inestimável perda. Mas, deve ser anotada nos símbolos e na história, com reconhecimento e valia pela sua preciosa contribuição para o desenvolvimento dos municípios catarinenses. A Federação perde um dos criadores do conceito moderno de organização do municipalismo e somente resta à instituição honrar seu nome e legado, com luta e determinação.  Resta-nos, de dentro da dor, reconhecer o extraordinário papel e as contribuições de Milton Sander para Santa Catarina e pela Fecam. Que o Sopro do Espírito, o tome em suas mãos e proteja seus familiares. Gratidão à família Sander, de Chapecó.

As grandes contribuições nascem silenciosas. Se implantam, como experiência, antes que a “normalidade” as reconheça e assimile. Tal protagonismo pertencem a personagens que se antecipam no tempo, doam muito de sua vida e fazem com as próprias mãos. Que o municipalismo e suas lideranças sejam abençoadas com o sopro da experiência e exemplo de Milton Sander.

Sisi Blind, Presidente da Fecam.

Observação: Homenagens póstumas da Fecam serão prestadas em momento solene, no dia 15 de Janeiro de 2019.

Milton Sander foi ex-prefeito de Chapecó e ex-deputado estadual, foi fundador da Confederação Nacional de Municípios, da Confederação Latino-Americana de Municípios e foi o primeiro presidente da FECAM, estando a frente da entidade de 1980 a 1982 e novamente entre 1989 e 1990.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se