
Um novo desafio na gestão pública
O coronel do Exército Freibergue Rubem do Nascimento é o novo Controlador-Geral do Estado, substituindo o advogado Pedro Waltrick, que ocupava o cargo desde agosto de 2024. A nomeação foi oficializada no Diário Oficial desta quarta-feira, 19 de fevereiro, consolidando mais um importante passo na reestruturação da gestão pública estadual.
Com vasta experiência na administração pública, Freibergue já ocupou cargos estratégicos no governo de Jorginho Mello, incluindo secretário-executivo de Parcerias e Projetos Estratégicos da SCPAR, secretário-adjunto da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e, mais recentemente, presidente da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte).
“Estou muito feliz em assumir a CGE. É uma missão atribuída pelo governador Jorginho Mello, e meu compromisso é fortalecer a prevenção, capacitação e segurança nos processos para garantir qualidade no serviço público“, destacou Freibergue.
A trajetória de um líder em gestão pública
Formado em Administração Pública e Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras e mestre em Gerenciamento de Estresse e Ciências Militares, Freibergue acumula um currículo extenso em gestão e estratégia.
No âmbito federal, foi secretário-adjunto da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (2019-2020) e coordenador-geral do Ministério da Educação (2020-2021), período em que esteve à frente da formulação de políticas públicas para a implementação das Escolas Cívico-Militares (Ecim) em todo o Brasil.
Além disso, atuou como diretor dos Correios (2021-2022) e assessor especial militar do Ministro-Chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (2012-2015).
Nas Forças Armadas, destacou-se como subchefe do Preparo do Comando de Operações do Exército Brasileiro (2018) e chefe do Estado-Maior do 1º Exercício Internacional Humanitário (2019). No cenário internacional, foi observador militar das Nações Unidas no Timor Leste (2003-2004) e representou o Brasil em grupos técnicos de segurança e defesa cibernética no âmbito dos BRICS.
O papel da CGE na administração estadual
A Controladoria-Geral do Estado (CGE) tem um papel essencial na gestão pública, atuando para promover a qualidade do gasto público, fortalecer o controle interno, garantir transparência, fomentar a participação social e combater a corrupção.
Para Freibergue, a CGE precisa atuar como um órgão técnico de apoio para auxiliar o governador e os secretários na tomada de decisões estratégicas. “Nosso trabalho será focado em boas práticas, análise de riscos, auditoria e controle, sempre com o objetivo de tornar o governo mais eficiente e transparente para a população”, afirmou.
Uma das principais frentes de atuação será o fortalecimento da Ouvidoria, ferramenta essencial para acompanhar a percepção da população sobre a qualidade dos serviços públicos. “A Ouvidoria é a voz do cidadão dentro do governo. Vamos aprimorar os processos e garantir respostas rápidas e eficazes para as demandas da sociedade”, destacou.
Compromisso com a transparência e a eficiência
Desde que assumiu, Freibergue já iniciou um diagnóstico interno da CGE e destacou a excelência do corpo técnico da instituição. “O trabalho desenvolvido aqui é de altíssimo nível, e vamos reforçar essa estrutura para garantir ainda mais segurança e eficiência nos processos administrativos”, garantiu.
Entre as primeiras ações, está a nomeação de novos auditores para suprir demandas internas e a aproximação com órgãos de controle como o Ministério Público, Tribunal de Justiça e Tribunal de Contas, visando o intercâmbio de boas práticas na administração pública.
O novo controlador-geral também reforçou seu compromisso em aproximar a CGE das prefeituras municipais, promovendo capacitação e apoio técnico para fortalecer a transparência nos municípios. “A CGE está de portas abertas para todos os gestores públicos que desejam aprimorar seus processos e adotar boas práticas de governança”, afirmou.
Uma nova fase para a gestão pública em Santa Catarina
Com uma visão estratégica e pautado pela prevenção, integridade e transparência, Freibergue Nascimento assume o desafio de comandar a Controladoria-Geral do Estado, um órgão essencial para garantir a eficiência dos serviços públicos e a correta aplicação dos recursos.
“O que o governador Jorginho Mello quer – e o que a sociedade exige – é celeridade, transparência e eficiência na gestão pública. E é exatamente isso que vamos entregar”, concluiu Freibergue.
A população catarinense pode acompanhar as ações da CGE e contribuir por meio dos canais de ouvidoria e redes sociais do órgão, reforçando a participação ativa no controle e fiscalização da administração pública.