
Na manhã desta sexta-feira (18), a Polícia Federal (PF), cumpriu o mandado de busca e apreensão na casa do ex-presidente Jair Bolsonaro. A ação iniciou por volta das 7h, e finalizou duas horas depois. Segundo informações apuradas pela CNN Brasil, cerca de 14 mil dólares foram apreendidos na residência para investigação, sem confirmação da origem e razão da posse.
O motivo da ação é o encaminhamento de uma ação da Procuradoria Geral da República, somado a uma petição protocolada pelo Partido dos Trabalhadores (PT), que argumenta o risco de fuga do país de Bolsonaro, principalmente após os últimos acontecimentos envolvendo o governo americano. Apesar de o ex-presidente estar sem passaporte, apreendido em fevereiro de 2024, a avaliação do Supremo é que os Estados Unidos dispõem de instrumentos jurídicos para tirá-lo do Brasil, mesmo sem o documento.
O ex-presidente deverá cumprir medidas restritivas, determinadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que incluem o uso de tornozeleira eletrônica, recolhimento a partir das 19h às 7h e aos finais de semana, e a restrição de comunicar-se com outros diplomatas, embaixadores estrangeiros e outros investigados. Isso inclui seu filho, Eduardo Bolsonaro, que neste momento cumpre licença nos Estados Unidos.
Além disso, Jair Bolsonaro não poderá usar suas redes sociais.
Ainda nesta manhã, Bolsonaro foi acompanhado pela PF para colocação da tornozeleira eletrônica, na Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), no Distrito Federal, em Brasília.
Com informações da CNN Brasil