OUÇA AO VIVO

InícioPOLÍTICAEm primeiro turno, Câmara aprova texto-base da reforma da Previdência

Em primeiro turno, Câmara aprova texto-base da reforma da Previdência

Informações GaúchaZH e Agência Brasil

Parlamentares levaram bandeiras do Brasil para o plenário durante a votação – Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados

Por 379 votos a 131, a Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira (10), o texto-base da reforma da Previdência em 1º turno. A redação é a mesma aprovada em comissão especial na semana passada. Na sequência, serão apreciados destaques que ainda poderão mudar o texto.

Por se tratar de uma proposta de emenda à Constituição (PEC), são necessários, ao menos, 308 votos para a aprovação.

- Continua após o anúncio -

Agora, os parlamentares começam a votar os destaques apresentados pelas bancadas. Mais cedo, os deputados tinham concordado em derrubar as emendas individuais e manter apenas as de bancada.

Os destaques mais aguardados são o que aumenta a aposentadoria para as trabalhadoras da iniciativa privada e o que suaviza as regras de aposentadorias para policiais e agentes de segurança que servem à União.

A reforma da Previdência precisava de 308 votos, o equivalente a três quintos dos deputados, para ser aprovada. Se aprovado em segundo turno, o texto segue para análise do Senado, onde também deve ser apreciado em dois turnos e depende da aprovação de, pelo menos, 49 senadores.

O debate do texto principal foi aberto por volta das 17h, quando a Câmara rejeitou o último requerimento de retirada de pauta da reforma da Previdência. Nas últimas horas, os líderes dos partidos estavam encaminhando as orientações para as bancadas.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se