OUÇA AO VIVO

InícioPOLÍTICAEleições nos EUA: Com Biden na liderança, Trump declara vitória com apuração...

Eleições nos EUA: Com Biden na liderança, Trump declara vitória com apuração de votos em andamento

Fotos: Divulgação/Redes Sociais

A apuração de votos para a presidência dos Estados Unidos da América está em andamento nesta quarta-feira (4). Durante a madrugada, em um pronunciamento, o atual presidente Donald Trump declarou vitória na eleição presidencial norte-americana. Apesar da fala do presidente republicano, que busca reeleição, os resultados ainda passam por apuração.

 No momento, o candidato Joe Biden está na liderança da disputa eleitoral, mas a liderança entre os dois oponentes está acirrada. Ainda não há previsão para o fim da contagem dos votos, que pode finalizar apenas na sexta-feira (6).


“Francamente, nós vencemos esta eleição”, disse Trump ao alegar que venceu em vários estados cruciais onde a apuração ainda estava em andamento. “Isso é uma fraude contra o povo americano”, afirmou o presidente dos EUA, Donald Trump, durante o pronunciamento. 

- Continua após o anúncio -

O democrata Joe Biden, adversário de Trump, informou que está confiante e que a disputa não está resolvida até o fim da apuração de votos. Ainda não há previsão para a divulgação do resultado oficial, já que alguns estados dos EUA pediram até 80 horas para finalizar a contagem dos votos. 


“Nos sentimos bem onde estamos”, disse Biden no estado de Delaware, onde mora, recebendo como resposta as buzinas dos carros de apoiadores que o ouviam. “Acreditamos que estamos a caminho de vencer esta eleição.”, disse Biden. 


Votação durante a pandemia

Devido a pandemia da Covid-19, boa parte dos norte-americanos votaram através dos correios em 2020. Com o fato, mais votos precisaram ser apurados neste ano do que nas votações anteriores – o que atrasa a divulgação dos resultados. De acordo com informações do Projeto Eleições EUA, da Universidade de Flórida, o número de votos efetuados de forma antecipada, através de correspondências, representou 68% do eleitorado total das eleições de 2016.

Donald Trump alega que o aumento de votação pelos correios pode causar o aumento de fraude, embora especialistas em eleições afirmem que fraudes sejam raras e que a votação pelo correio é algo comum há tempos nas eleições nos Estados Unidos.

Como funciona o sistema eleitoral americano? 

O sistema de votos, que define as eleições no país, é diferente do que no Brasil. Nos EUA, não basta fazer a maioria dos votos populares. Para garantir a presidência do país, os candidatos têm que conquistar a maioria dos votos de delegados que compõem o Colégio Eleitoral. Ao todo, são 538 votos e para garantir a eleição, o candidato deve garantir, ao menos, 270 deles. 

Na prática, isso significa que quando os eleitores votam nos Estados Unidos, eles decidem para quem vão entregar os delegados de cada Estado. Quanto mais habitantes, mais delegados estão disponíveis em cada Colégio Eleitoral. 

A Califórnia, que é o estado mais populoso do país, com quase 40 milhões de habitantes, está dividida em 53 distritos eleitorais. Já o Kansas, que é menor, com menos de 3 milhões de pessoas, tem apenas quatro distritos eleitorais. Cada estado recebe um delegado por distrito, e mais dois (um para cada senador que possui no Congresso). A Califórnia tem no total 55 delegados e o Kansas seis.

Nos Estados Unidos, o sistema democrático não estabelece a obrigatoriedade ao voto – ou seja, a votação é facultativa no país.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se