OUÇA AO VIVO

InícioPOLÍTICADos 16 deputados de SC, apenas Uczai votou pela retirada do Coaf...

Dos 16 deputados de SC, apenas Uczai votou pela retirada do Coaf de Sergio Moro

Foto: Divulgação, site, deputado

Dos 16 deputados federais de Santa Catarina, apenas o parlamentar Pedro Uczai (PT-SC) votou pela retirada do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), da estrutura do Ministério de Justiça e Segurança Pública, de Sergio Moro. Agora, ela volta para o Ministério da Economia.

A proposta do governo era colocar a estrutura dentro da pasta, que é coordenada por Moro, como forma de acelerar as investigações de corrupção. Dois deputados não participaram da votação: o Rogério Peninha Mendonça (MDB) e Angela Amin (PP).

Os deputados que votaram “sim” concordaram com o texto enviado pelo Executivo.

- Continua após o anúncio -

O que diz o deputado?

Em entrevista à rádio Peperi, do Extremo-Oeste, o deputado Pedro Uczai explicou os motivos pelo qual votou pela retirada do Coaf do Ministério da Justiça. “Toda a nossa bancada, 55 deputados, teve a mesma posição, o mesmo entendimento. Ao longo da história de todos os países desenvolvidos, todos estão no Ministério da Economia”, disse o parlamentar.

Uczai explica que, como o Coaf realiza o controle da movimentação financeira, a melhor pasta para receber a estrutura não é a de Sérgio Moro. “Onde está o eixo desse instrumento?. É a arrecadação. […] Não é só por causa do crime organizado, é para diminuir a fiscalização dos grandes sonegadores da Previdência, da questão tributária”, afirmou.



O que diz Moro?

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, lamentou a decisão da Câmara dos Deputados, sobre os 228 votos a favor e 210 contrários – a volta do Coaf para o Ministério da Economia. Quatro se abstiveram.

“Sobre a decisão da maioria da Câmara de retirar o Coaf do Ministério da Justiça, lamento o ocorrido. Faz parte da democracia perder ou ganhar. Como se ganha ou como se perde também tem relevância. Agradeço aos 210 deputados que apoiaram o MJSP [Ministério da Justiça] e o plano de fortalecimento do Coaf”, disse Moro, por meio de seu Twitter.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se