
A deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) foi presa nesta terça-feira (29) na Itália, após se apresentar às autoridades locais. A informação foi confirmada pela defesa da parlamentar, que agora tenta evitar sua deportação para o Brasil e argumenta que a deputada não está foragida, mas sim cumprindo com as exigências legais do processo.
O deputado italiano Angelo Bonelli denunciou um endereço em Roma no qual Zambelli estaria hospedada. “Carla Zambelli está em um apartamento em Roma. Dei o endereço à polícia, e a polícia já está identificando Zambelli”, publicou Bonelli na rede X.
A Polícia Federal brasileira já foi notificada. No entanto, o Supremo Tribunal Federal (STF) ainda não recebeu notificação oficial sobre a detenção de Zambelli.
Zambelli foi condenada pelo STF em 2023 a uma pena de dez anos de prisão pelos crimes de invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e inserção de documentos falsos. Em julho deste ano, seu nome foi incluído na lista de procurados da Interpol, o que possibilitou a cooperação internacional na busca pela parlamentar fora do Brasil.