OUÇA AO VIVO

InícioPOLÍTICADe almoço improvisado a shows nacionais, confira como foram as posses de...

De almoço improvisado a shows nacionais, confira como foram as posses de outros presidenciáveis

Bolsonaro afirma seu patriotismo.
(Foto: Evaristo SA)

A posse do presidente Jair Bolsonaro, foi marcada por momentos distintos como a Primeira-dama discursando antes dele e fazendo o discurso em Libras. Também para o novo presidente foi montado o maior esquema de segurança até hoje.

- Continua após o anúncio -

Seis mil agentes fizeram a segurança da posse: Polícia Federal, Polícia Militar, Força Nacional, guarda presidencial. Não foi o maior número de policiais da história, mas foi a posse com mais restrições. Em 2003, para o primeiro mandato de Lula, foram 12 mil. Na posse do segundo mandato de Dilma Rousseff, em 2015, a estrutura também foi maior: 8 mil agentes.

Desde a reeleição de Fernando Henrique Cardoso, sempre há algum destaque – além do o presidente – nas cerimônias. Relembre como foi a posse de outros presidenciáveis.

- Continua após o anúncio -

Fernando Henrique Cardoso  (1999)

Fernando Henrique Cardoso ou FHC como ficou conhecido, foi o primeiro presidente a servir por dois turnos seguidos. Seu primeiro mandato iniciou no dia 01º de Janeiro de 1995. Em 1998, ele foi reeleito. A posse, segundo a Isto É, foi considerada ‘sem brilho’ isso porque  a diferença no valor investido de um mandato para outro foi de R$ 2 milhões e 940 mil. O evento foi considerado econômico e discreto, em relação a 1995.

Ao chegar no Palácio do Planalto, FHC recebeu a faixa presidencial, com uma cena de uma simplicidade monástica: ele sobe a rampa e no alto dela o chefe do cerimonial, o diplomata Walter Pecly, lhe entrega a faixa. Faixa posta, FHC empossa no Palácio o novo Ministério – cerimônia para 600 convidados sentados. O toque pessoal é um jantar no Palácio da Alvorada para uma centena de pessoas.  O buffet foi preparado pelos próprios cozinheiros do Alvorada.

A situação mais atípica, foi o almoço não planejado. Na época cinco presidentes da América do Sul se ‘autoconvidaram’ para a ocasião, figuras conhecidas em festividades do gênero (Carlos Menen, da Argentina, Alberto Fujimori, do Peru, Jamil Mahuad, do Equador, Raul Cubas, do Paraguai, e Jules Widenbosch, do Suriname), o Itamaraty acabou tendo de improvisar um almoço na segunda-feira 4 de janeiro de 1999. O que estava previsto eram apenas os cumprimentos diplomáticos de praxe, seguidos de um coquetel regimental.

Informações Isto É

Itamar Franco (à direita) passa faixa a Fernando Henrique Cardoso, na posse em 1995. Foto: Antônio Gaudério/Folhapress.

Luiz Inácio Lula da Silva (2003)

Fernando Henrique Cardoso encerrou um ciclo de oito anos no Poder, entregou a faixa a Lula no Planalto, depois de o presidente eleito tomar posse no Congresso Nacional. Diversos artistas prestigiaram a transmissão do cargo. Entre eles, o cantor Djavan, os atores Osmar Prado, Zezé Mota, Lucélia Santos, Antonio Graci, Cristina Pereira, Marcos Winter e Paloma Duarte, a cantora Beth Carvalho, o teólogo Leonardo Boff, os cantores Zezé di Camargo e Luciano.

Cerca de 200 mil pessoas, segundo estimativas da Polícia Militar, compareceram à festa da posse, iniciada ao meio-dia na Esplanada dos Ministérios. A comemoração já havia começado no dia 31 de dezembro com a chegada de caravanas de todo o país para a maior festa já realizada até aquela data para a posse de um presidente da República. A mais festejada posse de um presidente eleito no Brasil começou com muita música, às 11h20m, com a bateria da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira abrindo os shows no palco principal. Mais de 150 mil pessoas, muitas carregando bandeiras do PT, se concentraram na Esplanada dos Ministérios, segundo cálculos da Polícia Militar.

A festa na Esplanada começou sob o sol forte da manhã, muitas pessoas tiveram de ser socorridas. Algumas chegaram a desmaiar perto do palco principal, durante a apresentação da dupla Zezé di Camargo e Luciano. Também foram registrados vários casos de insolação em crianças.
Depois da dupla sertaneja, foi a vez da cantora Fernanda Abreu, seguida pelo futuro ministro da Cultura Gilberto Gil. O cantor baiano aproveitou para dar um recado: disse que há um grande futuro por vir e é preciso ter paciência para que essa árvore dê frutos. Pediu ao povo que vigie e cobre para ‘nos ajudar a fazer um grande trabalho’ e encerrou gritando ‘viva o povo brasileiro’.

Além do principal , outros três palcos foram armados na Esplanada, onde aconteceram os shows regionais. Foram apresentadas músicas indígenas, acompanhadas por violino, houve a exibição de capoeira e show do grupo ‘Bate Lata’.

Informações Epoca

Lula em seu primeiro mandato com sua esposa, Maisa.
Foto: Roberto Stuckert Filho/01-01-2003

Lula (2007)

Em 2007, Lula tomou posse pela segunda vez. No entanto, não foram convidados líderes estrangeiros para a cerimônia, por uma decisão do próprio presidente, que, segundo fontes oficiais, não quis “incomodar ninguém” no 1º de janeiro, data em que é realizada a cerimônia de posse no Brasil, segundo estipula a Constituição de 1988.

Alguns milhares de militantes do PT e outros partidos da coalizão que o apoia se concentraram em frente ao Congresso, em cujo exterior havia menos público do que há quatro anos, quando assumiu pela primeira vez a Presidência, devido em parte à chuva, que em alguns momentos do dia caiu forte em Brasília. Entre os 1.200 convidados que assistem a cerimônia, se encontram os integrantes do corpo diplomático credenciado em Brasília. A celebração será concluída com apresentações musicais de cantores e grupos populares na Praça dos Três Poderes.

Informações UOL

Em seu segundo mandato (2006 a 2010). Foto:
Ricardo Stuckert

Dilma Roussef (2011)

Dilma Rousseff foi a primeira mulher a se tornar presidente (ou “presidenta”) do Brasil e foi eleita duas vezes. Ela continuou com as políticas sociais de Lula mas quando o país entrou em crise rapidamente perdeu a popularidade. Seu governo organizou a Copa do mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Dilma foi afastada por um processo de impeachment.

A festa de posse da presidente eleita, Dilma Rousseff, no dia 1º de janeiro, teve forte presença feminina. A partir das 18h30, após a cerimônia da posse, foi realizado em um palco na Praça dos Três Poderes o show “Cinco ritmos do Brasil”, com as cantoras Elba Ramalho, Fernanda Takai, Gaby Amarantos, Mart’nália e Zélia Duncan.

Do Congresso, Dilma seguiu para o Palácio do Planalto para receber a faixa presidencial e discursar. Cerca de 20 mil populares foram esperados para a cerimônia.
Após a cerimônia no Palácio do Planalto, Dilma recepcionou chefes de Estado, ministros e outras autoridades em um coquetel no Itamaraty.

Informações G1

Dilma, recebeu a faixa do ex-presidente Lula, em 20011.
Foto: Moacyr Lopes Junior/Folhapress

Dilma 2015

Cerca de 40 mil pessoas acompanharam nesta quinta-feira (1º) a cerimônia de posse da presidente Dilma Rousseff, na Esplanada dos Ministérios, segundo estimativa divulgada pela assessoria de comunicação da Polícia Militar do Distrito Federal.O número de pessoas que foi acompanhar a solenidade – em parte composto por servidores públicos, integrantes de centrais sindicais e militantes do Partido dos Trabalhadores (PT) – é maior do que o registrado na primeira posse de Dilma em 2011. Na ocasião, cerca de 30 mil populares prestigiaram a cerimônia.

Após Dilma discursar no parlatório do Palácio do Planalto, grande parte do público que acompanhou o pronunciamento na Praça dos Três Poderes subiu em direção à Esplanada. Muitas pessoas se dirigiram para a fachada do Palácio do Itamaraty, onde Dilma recebeu, em um coquetel, chefes de Estado e delegações estrangeiras.

Informações G1

Dilma e sua filha na reeleição em 2015.
Foto: Vianney Bentes / TV Globo.


Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se