quarta-feira, janeiro 22, 2025
InícioPOLÍTICACandidatos eleitos no Oeste de SC são alvos de ação judicial por...

Candidatos eleitos no Oeste de SC são alvos de ação judicial por compra de votos

Acusações envolvem compra de votos e uso indevido da máquina pública.

Arte: Redes Sociais.

Ouça a matéria:

Candidatos eleitos no município de Caxambu do Sul (SC), no pleito de 2024, são acusados de compra de votos, abuso de poder e uso indevido da máquina pública, e são alvos de ação judicial proposta por candidatos e partido político, visando à cassação e inelegibilidade dos acusados.

Pedido liminar visa suspender diplomação
A ação conta com pedido liminar para suspender a diplomação, marcada para o próximo dia 18, diante de fortes e robustas provas que as partes afirmam terem instruído o processo, o qual foi proposto perante a Zona Eleitoral de São Carlos/SC, competente para processar e julgar demandas do município.

- Continua após o anúncio -

Relatos de eleitores apontam coação e tentativas de corrupção eleitoral
De acordo com o advogado dos candidatos e do partido político que propuseram a ação judicial, Dr. Emerson Giacomelli, surgiram, nos últimos meses, relatos de diversos eleitores apontando que presenciaram ou foram alvo de tentativas de compra de votos, chantagens e até ameaças por parte de apoiadores do candidato eleito ao cargo majoritário e de vereadores eleitos no último pleito em Caxambu do Sul.

Advogado detalha estratégias para sustentar a AIJE
“Nosso trabalho envolveu uma análise criteriosa dos relatos e a orientação técnica para garantir que os depoimentos estivessem pautados em provas, produzidas de forma correta e respeitando todos os princípios legais. A partir disso, propusemos uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), cujo objetivo principal é responsabilizar os candidatos pelas práticas de compra de votos e abuso de poder econômico. Esses atos, além de violarem a legislação eleitoral, comprometem a integridade do processo democrático e a confiança da população em seus representantes. (…)”

Provas incluem mensagens e áudios de eleitores
A ação foi instruída com áudios, mensagens de WhatsApp e declarações de eleitores que afirmam terem sido coagidos a votar nos acusados, sob pena de perderem acesso a serviços públicos. Em alguns casos, eleitores relatam que receberam dinheiro em espécie de cabos eleitorais ligados diretamente aos acusados e que foram até buscados em casa pelos envolvidos para votar nos candidatos indicados.

Denúncias de ameaças e controle do voto
Um determinado eleitor alegou ter recebido um equipamento que, segundo ele, seria uma câmera para gravar o momento da votação. Após a gravação, deveria entregar o registro aos suspeitos como comprovação do voto, sob pena de não receber o dinheiro prometido.

Partidos PP e MDB repudiam práticas irregulares
Em nota, os partidos PP e MDB manifestaram que “repudiam veementemente qualquer prática que comprometa a lisura e a legitimidade do processo eleitoral, pilares fundamentais do Estado Democrático de Direito. A compra de votos é um atentado à soberania popular e à igualdade de condições que deve imperar em todas as eleições. Por isso, com base nas graves denúncias recebidas por eleitores e após criteriosa análise das provas apresentadas, em conjunto com seu representante legal, decidiram tomar as medidas legais cabíveis.

Parceria entre partes e justiça no combate à corrupção
De acordo com o Dr. Emerson Giacomelli, “nosso trabalho foi reunir as provas apresentadas pelos eleitores e apresentá-las ao juízo competente, onde as condutas serão investigadas, inclusive com a participação do Ministério Público Eleitoral, requerido na demanda. (…)”

Ação segue em trâmite na Justiça Eleitoral
A ação está em trâmite no Juízo Eleitoral da Comarca de São Carlos, presidido pelo juiz de direito Édipo Costabeber. Até o fechamento desta matéria, os autos encontram-se conclusos ao magistrado para análise do pedido liminar.

O processo é público e está disponível para consulta pelo número: 0600496-49.2024.6.24.0070

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp