OUÇA AO VIVO

InícioPOLÍTICACâmara de Vereadores: Falta de identificação de nomes de ruas...

Câmara de Vereadores: Falta de identificação de nomes de ruas é debatida em Chapecó

Foto: MB Comunicação/Divulgação

Informações MB Comunicação

O principal assunto discutido na sessão da Câmara de Vereadores de Chapecó, realizada na segunda-feira (19), foi a identificação das ruas do município. A partir de moção de apelo proposta pelo vereador Diego Alves (PP), os vereadores discutiram possibilidades e sugestões para a substituição de placas deterioradas e a instalação em locais que não têm sinalização. De acordo com Diego Alves, a cidade conta atualmente com
com 5.309 ruas.

Para o proponente da moção, o custo para realizar melhorias é alto, mas que é uma demanda necessária. “Temos o compromisso de fazer um esforço, uma força-tarefa para que seja atendida essa demanda. O poder público deve isso à população chapecoense”, argumentou.

- Continua após o anúncio -

Alves considera que há dificuldade de localização para quem precisa se locomover pela cidade, como os entregadores, por exemplo.

Padrão

O vereador Cleber Ceccon (PT) citou o exemplo de outras cidades que conseguiram adotar um padrão de sinalização que ele considera mais adequado.

“Sugiro que não se faça só a substituição das que estão danificadas, mas a padronização das placas indicativas das ruas de Chapecó. A gente percebe vandalismo, mas acima de tudo nós precisamos ter aqui o comprometimento com uma cidade mais organizada, que possa acolher melhor os usuários”, orientou.

Buscar parceria

A solução sugerida por Valmor Scolari Junior (PSD) é a de colocar em prática as parcerias público-privadas, que retiram o peso do investimento do governo municipal.

“Existem várias empresas no mercado que têm a disponibilidade de fazer as placas de identificação, havendo a concessão do município para explorar a publicidade. É uma forma em que o município não desembolsa nenhum dinheiro”, salientou.

Estudo

Para os vereadores João Siqueira (PP) e Cleiton Fossá (MDB) há a necessidade de realização de estudos para execução das melhorias. Fossá destaca que há em Chapecó o entrave de uma lei municipal que regra o trabalho dos Correios e dificulta a nomeação de ruas e criação de CEPs.

“É uma moção importante porque precisamos organizar nossa cidade em termos de numeração e nomeação de ruas, mas para isso é necessário estudo que dê sustentação legal para incluir na lei orçamentária para que possamos mudar a organização”, declarou.

Uma das soluções para essa questão, de acordo com o vereador, seria adotar o sistema já elaborado pelos Correios, que tem estudo pronto e cede para os municípios para facilitar esse processo. Aprovada durante a sessão, a moção será enviada à prefeitura.

Acic e Observatório

Desde o início do calendário de sessões de 2019, a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e o Observatório Social participam das sessões no Legislativo. O objetivo do projeto é acompanhar a ação dos vereadores e incentivar a participação da sociedade na Câmara de Vereadores.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se