quinta-feira, maio 8, 2025
InícioPOLÍTICABolsonaro volta às ruas e desafia o STF: ato por anistia pressiona...

Bolsonaro volta às ruas e desafia o STF: ato por anistia pressiona Congresso

Com críticas diretas ao Supremo, ex-presidente lidera mobilização por perdão aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro

Foto: Divulgação

Em uma manifestação marcada por discursos inflamados, o ex-presidente Jair Bolsonaro reapareceu publicamente nesta quarta-feira (7) em Brasília, reunindo apoiadores em um ato pela anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023. O evento, organizado pelo pastor Silas Malafaia, teve início com uma caminhada da Torre de TV até o Congresso Nacional e contou com a presença de cerca de 4 mil pessoas, conforme levantamento da USP.

“Se o Congresso votar, ninguém tem que se meter”

Diante dos manifestantes, Bolsonaro reafirmou sua posição: “Anistia é um ato político e privativo do Parlamento. Se o Congresso aprovar, ninguém tem que se meter em nada”, disparou, em alusão direta ao Supremo Tribunal Federal (STF), que julga os envolvidos nos ataques à democracia. Em outro trecho, questionou: “Como conseguem dormir em paz?”, em crítica aos que, segundo ele, “perseguem” seus aliados.

Durante o ato, parlamentares aliados também aproveitaram para cobrar do presidente da Câmara, Hugo Motta, a inclusão na pauta do projeto de lei que concede perdão judicial aos condenados pelos atos . Embora a urgência da proposta tenha sido aprovada, o texto ainda não chegou ao plenário. No Senado, a resistência é maior: discute-se uma alternativa que não anistia, mas reduz penas.

- Continua após o anúncio -

Apesar do tom combativo, o evento foi considerado esvaziado. Analistas e veículos especializados apontaram baixa mobilização popular, o que contrasta com atos anteriores liderados por Bolsonaro.

Governo contra a anistia e foco na narrativa

O governo federal se mantém contrário às propostas de anistia ou redução de pena. Mesmo assim, o ato serviu para fortalecer o discurso de perseguição e apresentar Bolsonaro como um líder político ativo e combativo. O ex-presidente, inclusive, reforçou que “não vai fugir do Brasil”, sinalizando que pretende continuar influente no debate político.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp