OUÇA AO VIVO

InícioPOLÍTICABolsonaro nos EUA: ‘Teremos que resolver a questão da Venezuela’

Bolsonaro nos EUA: ‘Teremos que resolver a questão da Venezuela’

Bolsonaro deu a declaração ao discursar no “Dia do Brasil em Washington”, na Câmara de Comércio dos Estados Unidos.

- Continua após o anúncio -

“Temos alguns assuntos que estamos trabalhando em conjunto, reconhecendo, obviamente, a capacidade econômica, bélica, entre outras, dos Estados Unidos. Temos que resolver a questão da nossa Venezuela”, afirmou o presidente no evento.

“A Venezuela não pode continuar da maneira que se encontra. Aquele povo tem que ser libertado e acreditamos e contamos, obviamente, com o apoio norte-americano para que esse objetivo seja alcançado”, acrescentou Bolsonaro.

- Continua após o anúncio -

A Venezuela enfrenta uma profunda crise política, econômica e social. O Brasil e os Estados Unidos estão entre os países que não reconhecem a legitimidade do governo de Nicolás Maduro e consideram o líder oposicionista Juan Guaidó como presidente interino do país.

A inflação na Venezuela já ultrapassa 1.000.000% ao ano; milhares de cidadãos têm fugido do país; e a oposição tem denunciado perseguição por parte do governo Maduro, que, por sua vez, se diz alvo de tentativa de golpe comandada pelos Estados Unidos.

Outros temas

Durante o discurso desta segunda-feira, Bolsonaro também abordou outros temas, entre os quais:

‘Amor’ por Paulo Guedes

Brincou que sentiu “amor à primeira vista” por Paulo Guedes quando o economista apresentou a ele propostas para a condução da política econômica.

“Obviamente, não sou homofóbico”, acrescentou, arrancando risos da plateia.

Comparação a Trump

Bolsonaro disse que o povo brasileiro é “muito parecido” com a população dos Estados Unidos porque, na opinião dele, é “conservador, temente a Deus e, portanto, cristão”. Além disso, afirmou ter sido vítima de conteúdo falso na internet, assim como Donald Trump.

“O povo americano sempre foi inspirador para mim em grande parte das decisões. Essa vinda aqui hoje com o Trump, com toda certeza, estaremos materializando o que queremos”, acrescentou.

Viagem aos EUA

Pouco antes de discursar no evento, Bolsonaro acompanhou a assinatura de um acordo entre Brasil e Estados Unidos que permitirá aos EUA lançar foguetes da base de Alcântara (MA).

Bolsonaro chegou aos Estados Unidos neste domingo (17) e se reunirá com o presidente Donald Trump nesta terça (19).

A expectativa é que, durante a viagem de Bolsonaro ao país, Brasil e Estados Unidos assinem acordos em diversas áreas.

Esta é a primeira vez que o presidente vai aos Estados Unidos. Durante toda a campanha eleitoral do ano passado, Bolsonaro afirmou que gostaria de aproximar os dois países que, na opinião dele, estavam afastados por divergências ideológicas.

Vistos para turistas

Mais cedo, nesta segunda-feira, o governo publicou um decreto assinado por Bolsonaro que permitiu a turistas de Estados Unidos, Austrália, Canadá e Japão entrar no Brasil sem a necessidade de visto.

A medida foi “unilateral”, ou seja, não muda a forma de os cidadãos brasileiros entrarem nesses países.

De acordo com o Ministério do Turismo, a dispensa do visto foi adotada a fim de incentivar a geração de emprego e renda no Brasil.

*Informações G1

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se