OUÇA AO VIVO

InícioPOLÍTICABolsonaro diz que assinará na próxima semana mais um decreto para liberar...

Bolsonaro diz que assinará na próxima semana mais um decreto para liberar armas

Foto: Facebook / Reprodução

*Informações Diário Catarinense

Em sua live semanal, o presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta quinta-feira (11) que assinará na próxima semana um novo decreto sobre armas, voltado a colecionadores, atiradores e caçadores, modalidade em que pessoas são autorizadas pelo Exército a exercer atividades com uso de armas.  

Bolsonaro não informou detalhes sobre as alterações no atual regramento sobre o tema, mas antecipou que o decreto irá “facilitar muito” a vida de quem tem permissão para uso de armas nesta categoria.

- Continua após o anúncio -

“Ouvimos gente na ponta da linha, do Exército, Polícia Federal, houve choque de conflitos em alguns casos, mas democraticamente eu decidi por vocês” disse, entre risos.

Sobre o decreto assinado em janeiro, flexibilizando a posse de armas, o presidente relembrou que os dados sobre violência no país que embasaram o texto são de 2016, e mesmo que haja alteração nos próximos anos, ele não voltará atrás nas mudanças.

“E se mudar a estatística em 2019? A minha referência é 2016 e ponto final, quando eu sair daqui o próximo presidente decide” afirmou.

O presidente disse que o governo se baseara no projeto de lei do deputado catarinense Rogério “Peninha” Mendonça (MDB-SC).

O texto, que tramita na Câmara, disciplina as normas sobre aquisição, posse, porte e circulação de armas de fogo e munição. Integrante da bancada da bala, Peninha defende legislação mais branda, inclusive para autorizar o porte de armas.

No pronunciamento desta quinta, Bolsonaro também anunciou que assinará um decreto na semana que vem acabando com o horário de verão.

Leia Mais: Governo Bolsonaro decide cancelar o Horário de Verão neste ano

A medida, segundo ele, não traz economia de energia e “deixa as pessoas sonolentas”. Bolsonaro disse que a ideia foi levada a ele pelo deputado João Campos (PRB-GO), que apontou pontos que considera negativos da medida, como o impacto na saúde.

Diante do pedido, o presidente disse que “conversou com o pessoal de saúde nosso aqui da presidência” e confirmou que muita gente tem o seu “relógio biológico agredido”. “As pessoas ficam sonolentas durante o serviço ou acordadas à noite, isso influencia na produtividade do ser humano” afirmou.

Assista a Live:

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se