OUÇA AO VIVO

InícioPOLÍTICABolsonaro afasta diretor-presidente da Ancine

Bolsonaro afasta diretor-presidente da Ancine

Informações G1

Christian de Castro Oliveira, diretor afastado da Ancine — Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Nesta sexta-feira (30), o presidente Jair Bolsonaro afastou o diretor-presidente da Agência Nacional de Cinema (Ancine), Christian de Castro Oliveira. Segundo o decreto assinado por Bolsonaro, publicado no “Diário Oficial da União”, o afastamento atende a uma decisão da Justiça Federal do Rio de Janeiro.

Para o lugar de Christian de Castro, foi nomeado Alex Braga Muniz como “substituto eventual”. O decreto estabelece que ele exercerá a função “durante as ausências eventuais e impedimentos do titular”.

- Continua após o anúncio -

Decereto publicado no ‘Diário Oficial’ comunica afastamento do diretor da Ancine — Foto: Reprodução/’Diário Oficial’

Entenda o caso

Segundo a decisão judicial mencionada por Bolsonaro no “Diário Oficial”, o Ministério Público Federal afirma que em 2017 Christian Oliveira e outros dois funcionários da agência acessaram sistemas da Ancine e repassaram informações sigilosas a um sócio de Christian.

As informações, ainda segundo o MPF, teriam sido utilizadas pelo grupo para caluniar dois outros diretores da agência, enviando informações à imprensa que eles sabiam ser falsas. O MPF afirma que as notas acusavam os diretores de desvio de recursos da agência, continham adjetivos pejorativos e ofenderam a honra e a reputação dos diretores.

A decisão judicial informa também que o grupo teria cometido o crime de denunciação caluniosa ao montar uma denúncia contra diretores e enviá-la de forma anônima ao Ministério Público.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se